FORMAÇÃO
DE CHUVA ÁCIDA – KIT (7º ano)
Autores do kit: Graciela Farias Bikoski.
Prof.ª
Supervisoras: Marilise Aroni.
EEEF Estado do Rio Grande do Sul
Porto Alegre, novembro de 2014.
OBJETIVOS
Reproduzir em aula
prática demonstrativa o fenômeno que acontece na atmosfera quando óxidos
diversos reagem com a água provocando o surgimento de ácidos e, possibilitar ao
aluno reconhecer e compreender como ocorrem as reações químicas que dão origem
a chuva ácida na atmosfera.
COMPONENTES DO KIT
Ø
Um frasco grande
de vidro com tampa (uma colher de aço inox colada com massa epóxi na parte
interna na tampa).
DEMAIS MATERIAIS A PROVIDENCIAR ANTES DO USO DO KIT
Ø
50 mL de água;
Ø
Isqueiro ou
fósforo;
Ø
Extrato de
repolho roxo;
Ø
Enxofre.
MATERIAL INDIVIDUAL
DO ALUNO
Ø Caderno, lápis e
borracha.
METODOLOGIA
Estratégias e recursos da aula
Inicialmente, o
professor fará uma breve introdução sobre o assunto a ser discutido na aula,
assim como a atividade prática demonstrativa a ser realizada. Estima-se 10 minutos para essa fala inicial.
PROCEDIMENTO DA ATIVIDADE:
Ø
Orientar os alunos para a
realização desta atividade de forma organizada;
Ø
Colocar aproximadamente 50 mL de
água no frasco, adicionar 5 mL de extrato de repolho roxo e, em seguida, adicionar
um pouco de enxofre na colher;
Ø
Queimar o enxofre utilizando um
isqueiro ou fósforo e, em seguida, fechar o frasco para não deixar escapar o
gás poluente produzido durante a queima;
Ø
Observar a nuvem que se forma
dentro do frasco;
Ø
Após total combustão do enxofre,
agitar levemente a solução para dissolução do gás;
Ø
Verificar o que ocorreu.
Orientações para os alunos:
Cuidados nas aulas práticas:
Ø
Utilizar lápis e borracha para
realizar anotações das aulas;
Ø
Prestar atenção nas orientações do(a)
professor(a);
Ø
Na dúvida chame o(a) professor(a)
ou monitor(a);
Ø
Cuidar ao manusear o material da
atividade;
Ø
Devolver todos os materiais
disponibilizados para aula prática organizadamente;
Ø
Ao final do experimento, não jogue a água acidificada na pia.
Armazene esta solução contendo o ácido sulfuroso em um recipiente grande para
posterior neutralização.
AVALIAÇÃO
Ø
A
avaliação deve acontecer dentro de um processo contínuo observando os conteúdos
atitudinais, procedimentais e conceituais dos alunos.
RESULTADOS E CONCLUSÕES
A simulação da
chuva ácida através deste experimento possibilita ao aluno reconhecer e
compreender o significado das transformações químicas que ocorrem por processo
natural na atmosfera. É um experimento que está ligado a realidade do aluno,
busca desenvolver nos mesmos o pensamento reflexivo, o envolvimento ativo do
aluno no processo de investigação e na produtividade do experimento, assim
como, reflexão na solução de problemas relacionados ao ambiente no qual está
inserido.
REFERÊNCIAS
Chuva ácida. Disponível
em: http://educar.sc.usp.br/quimapoio/Chuvaacida.html
Ciências
– ensinar e aprender/Marta Bouisson Morais, Maria Hilda de Paiva Andrade... Belo
Horizonte: Dimensão, 2009. 128 p.
Simulando
a Chuva ácida. Disponível em:
http://porquesoudna.blogspot.com.br/2013/01/simulando-chuva-acida.html
ANEXO I
Como preparar a atividade experimental
Materiais
utilizados para o procedimento experimental:
Ø Um frasco grande de
vidro de café com tampa;
Ø Uma colher de aço
inox;
Ø Um copo;
Ø Isqueiro ou uma
caixa de fósforo;
Ø Papes de filtro
(filtro de passar café);
Ø Massa epóxi;
Ø Um coador;
Ø Liquidificador.
Reagentes utilizados:
Ø Repolho roxo,
enxofre, álcool, solução diluída de NaOH.
PROCEDIMENTO
EXPERIMENTAL
Preparação do extrato de repolho roxo:
1)
Triturar no liquidificador ¼
de repolho roxo picado imerso em 250 mL 250 mL de álcool etílico.
2)
Em seguida filtrar em papel
de filtro (filtro de passar café) para obter uma solução e, adicionar uma gota
de solução diluída de NaOH apenas para produzir uma coloração azulada ou
levemente esverdeada.
Montagem do sistema
1) Dobrar uma colher de aço inox e em seguida colocar com a massa epóxi na
parte interna da tampa do frasco.
ANEXO II
Roteiro de prática:
FORMAÇÃO DE CHUVA ÁCIDA
Objetivo: Como ocorrem as reações químicas que dão
origem à chuva ácida na atmosfera?
INTODUÇÃO
A água da chuva é naturalmente
ácida. Devido a uma pequena quantidade de dióxido de carbono (CO2) dissolvido
na atmosfera, a chuva torna-se ligeiramente ácida, atingindo um pH próximo a
5,6.
Quando não é causada por fonte
natural, a chuva ácida é provocada principalmente por indústrias e carros que
queimam combustíveis fósseis, como o carvão e o petróleo. Parte desta poluição
se precipita, depositando-se sobre o solo, árvores, monumentos, etc. Outra
parte circula na atmosfera e se mistura com o vapor de água, passando então a
existir o risco da chuva ácida, a qual adquire assim um efeito corrosivo para a
maioria dos metais, para o calcário e outras substâncias.
MATERIAIS
Ø
Um frasco grande
de vidro com tampa (uma colher de aço inox colada com massa epóxi na parte
interna na tampa);
Ø
50 mL de água;
Ø
Isqueiro ou
fósforo;
Ø
Extrato de
repolho roxo;
Ø
Enxofre.
PROCEDIMENTO DA ATIVIDADE
Ø Coloque
aproximadamente 50 mL de água no frasco de vidro;
Ø Em seguida,
adicione 5 mL de extrato de repolho roxo;
Ø Coloque um pouco de
enxofre na colher;
Ø Queime o enxofre
utilizando um isqueiro ou fósforo e em seguida feche o frasco para não deixar
escapar o gás produzido durante a queima;
Ø Observe a nuvem que
se forma dentro do frasco;
Ø Após total
combustão do enxofre, agite levemente a solução para dissolução do gás;
Ø Verifique o que
ocorreu.
QUESTIONAMENTOS
A) Qual o gás formado
nesse processo?
B) O que acontece após
a agitação do frasco tampado?
C) Como a acidez da
chuva poderia danificar o meio ambiente?
D) O que pode ser
feito para diminuir a emissão de contaminantes para a atmosfera? O que cada um
de nós pode fazer?
CONCLUSÕES
1) Faça anotações do
que você observou na realização desta atividade:
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