quinta-feira, 8 de outubro de 2015

FUNDAÇÃO ZOOBOTÂNICA - FZB






VISITA REALIZADA NA FUNDAÇÃO ZOOBOTÂNICA - FZB


Em 2012, o grupo de bolsistas PIBID realizou visita a Fundação Zoobotância (FZB) para reconhecimento dos espaços disponibilizados ao público e áreas de estudo. O reconhecimento dos espaços possibilitou mapear futuras ações junto aos alunos da escolas ERGS bem como formação do alunos bolsistas PIBID IFRS - Pólo Porto Alegre. Por estarem presentes integrantes de novo edital de alunos bolsistas PIBID, contamos com novo agendamento junto aos departamento de paleontologia para apresentação do kit pedagógico da FZB sobre fósseis.








 PALEONTOLOGIA - FÓSSEIS DA FZB EXPOSTO NA MOSTRA DE CIÊNCIAS E UTILIZADO EM MINICURSO 

Junto a 2ª Mostra de Ciências da escola ERGS contamos com a participação da instituição convidada Fundação Zoobotância (FZB). A FZB ofertou oficina de paleontologia, fósseis, através de kit pedagógico desenvolvidos pela instituição e disponibilizado por empréstimo as escolas através de agendamento prévio. O mesmo kit, serviu para oficina sobre Fósseis aos alunos de 1º ao 5º anos do ensino fundamental e material de aula para alunos de 6º anos. Agradecemos a FZB pela sua participação em nossa Escola e em especial na Mostra de Ciências e pela disponibilização de kit pedagógico.





ESTUDO DA ÁGUA - SAÍDA DE CAMPO (6º ANO)

ESTUDO DA ÁGUA - SAÍDA DE CAMPO (6º ANO)
Autor: Graciela Farias Bikoski.
Prof.ª Supervisora: Marilise Aroni.
EEEF Estado do Rio Grande do Sul
Porto Alegre, novembro de 2014.

1.      PLANO DE AULA
Ø     Saída de campo ao Parque Farroupilha - Porto Alegre.
1.1 OBJETIVOS
1.1.1 OBJETIVO GERAL
Ø                 Compreender os conceitos sobre o estudo da água.
1.1.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Ø     Analisar a composição química das águas minerais sem e com gás (ler os rótulos);
Ø     Verificar o pH das águas minerais sem e com gás; das águas dos lagos do Parque Farroupilha e da água da torneira;
Ø     Comparar a qualidade das águas dos lagos do Parque Farroupilha e da água da torneira em relação às águas minerais sem e com gás;
Ø     Observar a formação da chuva ácida;
Ø     Observar microrganismos em águas do ambiente.


1.2 DURAÇÃO DA AULA
Ø  Quatro períodos de 50 minutos cada.
1.3 ESTRATÉGIAS E RECURSOS DA AULA
1.3.1 PRIMEIRO MOMENTO
Ø     Orientação para que os alunos prestem muita atenção no(a) professor (a) e andem sempre junto com a turma da escola;
Ø     Levar os alunos a uma saída de campo, no Parque Farroupilha em Porto Alegre, para desenvolver atividades sobre a qualidade da água e o seu pH.

PROCEDIMENTOS:
Ø                 Iniciar as atividades falando sobre a água mineral.
Ø                 Sugerir que todos verifiquem como diferem as composições químicas, os valores de pH e as fontes de obtenção indicados nos rótulos. Enfatizar que os diversos minerais ali solvatados (dissolvidos) - que justificam o nome de água mineral - são responsáveis pelo sabor característico dela. (Contar que, quanto mais profunda for a infiltração da água, maiores serão a dissolução de sais minerais, a temperatura e o pH).
Ø                 Discutir se é saudável tomar sempre o mesmo tipo de água. Escutar as ideias dos alunos e falar que isso pode provocar o excesso de um determinado sal mineral no organismo; portanto, é bom variar a água que consumimos.
Ø                 Debater alguns efeitos do crescimento do consumo de água mineral, em detrimento da água de torneira. Qual delas é mais recomendável? Em termos de saúde, não há diferença. Discutir sobre a captação de água, (Considerando a importância da qualidade da água para as nossas vidas, foram criadas as ETAs: sigla de “estações de tratamento de água”. Lá, a água é captada de rios e represas, e passa por filtros, eliminando partículas sólidas. Depois, é tratada com produtos químicos, matando micro-organismos que podem causar doenças.).
Ø                 Quando vem de poço artesiano para torná-la potável: nem todas as caixas-d’água são corretamente limpas, é interessante que ela seja filtrada, antes de ser ingerida. Colocam-se duas gotas de água sanitária para cada litro de água já filtrada, ou ferver a água já filtrada por quinze minutos e, depois, agitá-la, para que seu gosto não fique desagradável.
Ø                 O consumo do tipo mineral exige mais garrafas PET, o que redunda em maior dispêndio energético e mais lixo. O que os jovens acham disso?
Ø                 Orientar os alunos para que cuidadosamente coletarem amostras da água dos lagos do Parque, da torneira e a água mineral sem e com gás para medir o pH.
Ø                 Discutir os valores com os alunos;
Ø                 Discutir sobre a conduta (postura) em ações científicas de atividades de campo.

1.3.2        SEGUNDO MOMENTO
Ø      Em sala de aula, orientar os alunos na realização de atividades prática;
Ø      Observar que em águas naturais encontramos seres vivos microscópicos;
Ø      Observar um experimento que simula a formação de chuva ácida (a chuva ácida é naturalmente ácida podendo alterar-se conforme o meio e suas consequências);

CURIOSIDADES:
A chuva ácida é naturalmente ácida. Devido a uma pequena quantidade de dióxido de carbono (CO2) dissolvido na atmosfera, a chuva torna-se ligeiramente ácida, atingindo um ph próximo a 5,6.
Quando não é causada por fonte natural, a chuva ácida é provocada principalmente por indústrias e carros que queimam combustíveis fósseis, como o carvão e o petróleo. Parte desta poluição se precipita, depositando-se sobre o solo, árvores, monumentos, etc. Outra parte circula na atmosfera e se mistura com o vapor da água, passando então a existir o risco da chuva ácida, a qual adquire assim um efeito corrosivo para a maioria dos metais, para o calcário e outras substâncias.

Referências:
Ciências – ensinar e aprender/ Marta Bouisson  Morais, Maria Hilda de Paiva Andrade... Belo Horizonte: Dimensão, 2009. p. 128.
http://qnesc.sbq.org.br/‎ Acessado em 17/12/13.
http//:www.novaescola.org.br/ Acessado em 17/12/13.
Água Potável. Disponível em: http://www.escolakids.com/agua-potavel.htm


 Roteiro de Atividades Parque Farroupilha
1.                   Observação do ambiente em torno do lago:
Materiais:
Ø                   Lápis, borracha, caderno;
Procedimentos:
a) Descreva como se encontra o ambiente (limpo; com sujeira; se tem animais, se tem cheiro, etc.):__________________________________________
b) Como você descreve o lago (poluído; limpo; se tem cheiro; se tem plantas; etc.):____________________________________________
2.                   Coleta de águas para medição do pH:
Materiais:
Ø    Pipeta volumétrica; uma caixinha de papel de tornassol; tubos de ensaio com tampa; garrafas de água mineral (com rótulos);
Procedimentos:
a) Com o auxilio de uma pipeta volumétrica, coletar uma amostra de água do lago e em seguida transferir a amostra para um tubo de ensaio;
b) Após a coleta, medir o pH da amostra de água com uma tira de papel tornassol mergulhando sobre a água e retirando em seguida. Olhar as cores na tira de papel de tornassol comparando com as cores da caixinha e, anotar o valor do pH na tabela abaixo;
c) Medir também o pH da água da torneira e das águas mineral com e sem gás. Anotar os valores na tabela abaixo:
Águas
pH
Microrganismos
Água do lago 1


Água do lago 2


Água do lago 3


Água do lago 4


Água da torneira


Água com gás


Água sem gás


ATIVIDADES NA ESCOLA:
3.                   Observação de microrganismos presentes nas amostras de águas coletadas:
Materiais:

Procedimentos:
4.                   Observação da prática que simula a formação de chuva ácida:
Materiais:
Ø                   Um frasco grande de vidro com tampa (uma colher de aço inox colada com massa epóxi na parte interna na tampa); 50 mL de água; Isqueiro ou fósforo; Extrato de repolho roxo; Enxofre.

Procedimento:
a) Coloque aproximadamente 50 mL de água no frasco de vidro;
b) Em seguida, adicione 5 mL de extrato de repolho roxo;
c) Coloque um pouco de enxofre na colher;
d) Queime o enxofre utilizando um isqueiro ou fósforo e em seguida feche o frasco para não deixar escapar o gás produzido durante a queima;
e) Observe a nuvem que se forma dentro do frasco;
f) Após total combustão do enxofre, agite levemente a solução para dissolução do gás;
g) Verifique o que ocorreu.

Questionamentos:
1) Qual o gás formado nesse processo? ______________________________________________
 2) O que acontece após a agitação do frasco tampado?
_____________________________________________________________________________________
 3) Como a acidez da chuva poderia danificar o meio ambiente?
______________________________________________________________________________________

4)                  O que pode ser feito para diminuir a emissão de contaminantes para a atmosfera? O que cada um de nós pode fazer? 
______________________________________________________________________________________

 Obs: Sugere-se, a produção de uma identificação constando nome do aluno, turma e escola, que pode ser um crachá.

Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais - CPRM

VISITA A CPRM – COMPANHIA DE PESQUISA DE RECURSOS MINERAIS

                                  No dia 26/09/2012 às 14 horas fizemos uma visita a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais- CPRM decidimos realizar esta atividade ao museu geológico por que sentimos a necessidade de obter mais informações sobre rochas, solos, sedimentos, fósseis, minerais e gemas para melhor contextualizar nossos  conhecimentos  e exercitar observações   das amostras com orientação especializada.   

Fomos recebidos por um Geólogo responsável pelo local e foi quem nos guiou e orientou sobre as atividades executadas pela CPRM realizado em dois momentos distintos. O primeiro momento foi dedicado ao conhecimentos do acervo de rochas, solos, minerais e gemas e explicações sobre as formações rochosas do RS e do Brasil. O segundo momento foi dedicado ao conhecimentos do acervo documental, cartográfico e de imagens. Visitamos, também,  o laboratório de analise de solos, rochas e sedimentos e tivemos a oportunidade de fazer observações no microscópio de algumas amostras. 

Recebemos informações sobre a CPRM que atua em todo o País é responsável pelo Programa Geologia do Brasil e em suas ações são realizadas pesquisas e estudos com levantamentos para avaliações de recursos geológicos, hidro geológico, fossilíferos e biológicos além da certificação de águas minerais. Atualmente também são responsáveis pelo estudo de regiões onde existem zonas de riscos geológicos e de catástrofes ambientais.

Além da vasta oferta de materiais que encontramos no Museu podemos contar ainda com o site (www.cprm.gov.br) que tem um espaço destinado para as escolas, que fomenta o conhecimento sobre ciências na Terra. E para escola que realiza visita agendada é oferecido um kit com amostras de rochas. Que para nossa escola fará parte do kit que já foi construído pelo  PIBID e que o plano de aula será postado no portal  do professor.

Grupo: Marilise Aroni, Graciela Bikoski, Olga Pereira e Guilherme Lopes


EVENTO EDEQ OUTUBRO/2012




EVENTO EDEQ OUTUBRO/2012
Presentes: Graciela, Olga, Rudá, Karla, Letícia, Leandra
*os nomes completos se encontram no próprio pôster ou nos documentos dos PIBID

OFICINA SISTEMA DIGESTÓRIO

OFICINA SISTEMA DIGESTÓRIO OFERTADA JUNTO A 2ª MOSTRA DE CIÊNCIAS - 2012
Oficina desenvolvida pelos alunos bolsistas PIBID IFRS- Porto Alegre na escola ERGS



A oficina contou com experimentos que anexamos as fotos para registro e composição/estrutura da oficina.


Fotos, acima,registrando a entrada da oficina do S. Digestório (boca) e na sequências a proposta de informações sobre o sistema Digestório e a digestão de um hamburguer com ao fundo o experimento de percepção de proteínas, e abaixo as fotos de experimentação sobre vilosidades e movimento peristáltico.





Marilise Aroni





Formação de Chuva Ácida – KIT (7º ano)

FORMAÇÃO DE CHUVA ÁCIDA – KIT (7º ano)
Autores do kit: Graciela Farias Bikoski.
Prof.ª Supervisoras: Marilise Aroni.
EEEF Estado do Rio Grande do Sul
Porto Alegre, novembro de 2014.

OBJETIVOS

Reproduzir em aula prática demonstrativa o fenômeno que acontece na atmosfera quando óxidos diversos reagem com a água provocando o surgimento de ácidos e, possibilitar ao aluno reconhecer e compreender como ocorrem as reações químicas que dão origem a chuva ácida na atmosfera.

COMPONENTES DO KIT

Ø     Um frasco grande de vidro com tampa (uma colher de aço inox colada com massa epóxi na parte interna na tampa).


DEMAIS MATERIAIS A PROVIDENCIAR ANTES DO USO DO KIT

Ø     50 mL de água;
Ø     Isqueiro ou fósforo;
Ø     Extrato de repolho roxo;
Ø     Enxofre.
MATERIAL INDIVIDUAL DO ALUNO

Ø     Caderno, lápis e borracha.

METODOLOGIA

Estratégias e recursos da aula
            Inicialmente, o professor fará uma breve introdução sobre o assunto a ser discutido na aula, assim como a atividade prática demonstrativa a ser realizada. Estima-se 10 minutos para essa fala inicial.

PROCEDIMENTO DA ATIVIDADE:

Ø                 Orientar os alunos para a realização desta atividade de forma organizada;
Ø                 Colocar aproximadamente 50 mL de água no frasco, adicionar 5 mL de extrato de repolho roxo e, em seguida, adicionar um pouco de enxofre na colher;
Ø                 Queimar o enxofre utilizando um isqueiro ou fósforo e, em seguida, fechar o frasco para não deixar escapar o gás poluente produzido durante a queima;
Ø                 Observar a nuvem que se forma dentro do frasco;
Ø                 Após total combustão do enxofre, agitar levemente a solução para dissolução do gás;
Ø                 Verificar o que ocorreu.

Orientações para os alunos:
Cuidados nas aulas práticas:
Ø   Utilizar lápis e borracha para realizar anotações das aulas;
Ø   Prestar atenção nas orientações do(a) professor(a);
Ø   Na dúvida chame o(a) professor(a) ou monitor(a);
Ø   Cuidar ao manusear o material da atividade;
Ø   Devolver todos os materiais disponibilizados para aula prática organizadamente;
Ø   Ao final do experimento, não jogue a água acidificada na pia. Armazene esta solução contendo o ácido sulfuroso em um recipiente grande para posterior neutralização.

AVALIAÇÃO
Ø                 A avaliação deve acontecer dentro de um processo contínuo observando os conteúdos atitudinais, procedimentais e conceituais dos alunos.

RESULTADOS E CONCLUSÕES

A simulação da chuva ácida através deste experimento possibilita ao aluno reconhecer e compreender o significado das transformações químicas que ocorrem por processo natural na atmosfera. É um experimento que está ligado a realidade do aluno, busca desenvolver nos mesmos o pensamento reflexivo, o envolvimento ativo do aluno no processo de investigação e na produtividade do experimento, assim como, reflexão na solução de problemas relacionados ao ambiente no qual está inserido.

REFERÊNCIAS

Chuva ácida. Disponível em: http://educar.sc.usp.br/quimapoio/Chuvaacida.html
Ciências – ensinar e aprender/Marta Bouisson Morais, Maria Hilda de Paiva Andrade... Belo Horizonte: Dimensão, 2009. 128 p.
Chuva ácida: Um experimento para Introduzir Conceitos de Equilíbrio Químico e Acidez no Ensino Médio. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc21/v21a09.pdf
Simulando a Chuva ácida. Disponível em: http://porquesoudna.blogspot.com.br/2013/01/simulando-chuva-acida.html





ANEXO I
Como preparar a atividade experimental
Materiais utilizados para o procedimento experimental:
Ø     Um frasco grande de vidro de café com tampa;
Ø     Uma colher de aço inox;
Ø     Um copo;
Ø     Isqueiro ou uma caixa de fósforo;
Ø     Papes de filtro (filtro de passar café);
Ø     Massa epóxi;
Ø     Um coador;
Ø     Liquidificador.

Reagentes utilizados:
Ø     Repolho roxo, enxofre, álcool, solução diluída de NaOH.

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Preparação do extrato de repolho roxo:
1)     Triturar no liquidificador ¼ de repolho roxo picado imerso em 250 mL 250 mL de álcool etílico.
2)     Em seguida filtrar em papel de filtro (filtro de passar café) para obter uma solução e, adicionar uma gota de solução diluída de NaOH apenas para produzir uma coloração azulada ou levemente esverdeada.
Montagem do sistema
1)     Dobrar uma colher de aço inox e em seguida colocar com a massa epóxi na parte interna da tampa do frasco.



ANEXO II
Roteiro de prática:
FORMAÇÃO DE CHUVA ÁCIDA
Objetivo: Como ocorrem as reações químicas que dão origem à chuva ácida na atmosfera?

INTODUÇÃO
A água da chuva é naturalmente ácida. Devido a uma pequena quantidade de dióxido de carbono (CO2) dissolvido na atmosfera, a chuva torna-se ligeiramente ácida, atingindo um pH próximo a 5,6.
Quando não é causada por fonte natural, a chuva ácida é provocada principalmente por indústrias e carros que queimam combustíveis fósseis, como o carvão e o petróleo. Parte desta poluição se precipita, depositando-se sobre o solo, árvores, monumentos, etc. Outra parte circula na atmosfera e se mistura com o vapor de água, passando então a existir o risco da chuva ácida, a qual adquire assim um efeito corrosivo para a maioria dos metais, para o calcário e outras substâncias.

MATERIAIS
Ø     Um frasco grande de vidro com tampa (uma colher de aço inox colada com massa epóxi na parte interna na tampa);
Ø     50 mL de água;
Ø     Isqueiro ou fósforo;
Ø     Extrato de repolho roxo;
Ø     Enxofre.

PROCEDIMENTO DA ATIVIDADE
Ø      Coloque aproximadamente 50 mL de água no frasco de vidro;
Ø      Em seguida, adicione 5 mL de extrato de repolho roxo;
Ø      Coloque um pouco de enxofre na colher;
Ø      Queime o enxofre utilizando um isqueiro ou fósforo e em seguida feche o frasco para não deixar escapar o gás produzido durante a queima;
Ø      Observe a nuvem que se forma dentro do frasco;
Ø      Após total combustão do enxofre, agite levemente a solução para dissolução do gás;
Ø      Verifique o que ocorreu.

QUESTIONAMENTOS
A)   Qual o gás formado nesse processo?
B)   O que acontece após a agitação do frasco tampado?
C)   Como a acidez da chuva poderia danificar o meio ambiente?
D)   O que pode ser feito para diminuir a emissão de contaminantes para a atmosfera? O que cada um de nós pode fazer?

CONCLUSÕES
1)     Faça anotações do que você observou na realização desta atividade:

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________