PLANO DE AULA PRÁTICA COM KIT E JOGO DIDÁTICO – ENSINO FUNDAMENTAL
PIBID-CAPES/IFRS-LCN 2011/02
GRACIELA FARIAS BIKOSKI
COMPONENTE CURRICULAR: Ciências
CONTEÚDO: Água, características, estados físicos, ciclo da água e utilidades da água.
O QUE O ALUNO PODERÁ APRENDER COM ESTA AULA:
Identificar as características, estados físicos, fenômenos físicos, ciclo da água e utilidades da água.
ESTRATÉGIAS E RECURSOS DA AULA
O professor poderá dispor os alunos em circulo, próximo a uma mesa com o seguinte material:
1) Um copo medidor com 1 litro de água;
2) Uma garrafa térmica com água fervendo;
3) Um prato transparente;
4) Uma forma com gelos.
O material trazido pelo professor irá despertar a curiosidade dos alunos, e assim poderá iniciar a aula questionando os alunos como, por exemplo: O que o (a) professor (a) trouxe hoje? Que água é boa para beber? A água que o (a) professor (a) trouxe tem cor? E tem cheiro? E água tem gosto? Então, podemos dizer que a água tem três características, quais são mesmo? E a água só é encontrada em forma líquida?
A água aparece em três estados físicos: sólidos, líquido e gasoso.
Ø Mostrar a forma com os gelos, o líquido e colocar o prato sobre a garrafa térmica aberta, para que observem o vapor que sai.
P: Você sabe o que é sólido?
R: É algo que é duro, que podemos pegar então a água no estado sólido é o gelo.
P: E no estado líquido, que outras formas vocês conhecem?
R: Dos rios, dos mares, água da chuva...
P: Quando a água ferve o que acontece?
Ø Observar com a garrafa
R: Sai um vapor, que vira gotinhas no prato. O vapor que sai da água quando ferve é a água no estado gasoso.
P: Então quais são os três estados físicos da água?
R: Sólido (gelo), líquido (da torneira) e gasoso (vapor);
Ø Explicar também sobre as utilidades da água.
PASSAR NO QUADRO:
ÁGUA
Características:
Incolor, ou seja, não tem cor;
Inodora, ou seja, não tem cheiro;
Insípida, ou seja, não tem gosto.
A água pode ser encontrada na natureza em diferentes estados físicos: sólido, líquido e gasoso.
SÓLIDO – encontramos a água sólida no gelo, na neve, nas geleiras, no congelador das geladeiras, nos frigoríficos, etc.
LÍQUIDO – a maior parte da água da terra é líquida. Existe água nos mares, nos rios, nos lagos, nas fontes e até nos seres vivos.
GASOSO – quando fervemos a água, o vapor da fervura é a água em forma de gás. A maior concentração de água no estado gasoso está no ar, nas nuvens, nas neblinas, etc.
Ø Aprofundar o assunto distribuindo material para os alunos ou indicando leitura em livro didático disponível.
EXPLICAR SOBRE O CICLO DA ÁGUA NA NATUREZA
A água dos mares, rios, lagos é aquecida diariamente pelo calor do Sol e pouco a pouco vai passando do estado líquido para o estado de vapor.
Esse vapor d’água vai subindo e, quando encontra lá no alto um lugar mais frio, se resfria e se condensa isto é passa novamente para o estado líquido na forma de gotinhas.
Essas gotinhas se juntam formando nuvens e quando a quantidade de gotas é muito grande a água cai sob a forma de chuva.
Às vezes o aquecimento não transforma a água em líquido e ela poderá cair sob a forma de neve em vez de chuva.
Explicar sobre as mudanças de fases
FENÔMENO FÍSICO
Se o fenômeno não modifica a composição da matéria, dizemos que ocorre um fenômeno físico.
No fenômeno físico a composição da matéria é preservada, ou seja, permanece a mesma antes e depois da ocorrência do fenômeno.
Exemplos de fenômenos físicos são:
Um papel que é rasgado quando submetido a uma força, um ímã que atrai a limalha de ferro devido á força magnética, o gelo que derrete se transformando em água líquida ao absorver calor do meio, um bloco de cobre que é transformado em tubos, chapas e fios.
Obs.: Em geral, os fenômenos físicos são reversíveis, ou seja, a matéria retorna a sua forma original após a ocorrência do fenômeno. Mas nem sempre é assim. Quando rasgamos um papel, por exemplo, os pedaços picados continuam sendo de papel, portando temos um fenômeno físico, porém, não podemos obter novamente o papel original e intacto apenas juntando os pedaços picados, o que nos leva a concluir que, em certos aspectos, os fenômenos físicos podem ser irreversíveis.
ATIVIDADES:
1. JOGO: Roleta
Material:
ü Roleta com os três estados físicos da água; numerada;
ü Questionário para realização do jogo;
ü Separar a turma em dois grupos;
2. DESENVOLVIMENTO:
ü É sorteado um aluno por grupo;
ü O mesmo irá rodar a roleta, e o número que cair, o aluno terá que responder a questão referente ao número da roleta;
ü Ganha o grupo que tiver mais acertos;
Ou se o professor preferir pode escrever no quadro os três estados (SÓLIDO, LIQUIDO, GASOSO) e onde parar o marcador da roleta o aluno que rodou a roleta terá que ir ao quadro e ilustrar ou escrever algo relacionado ao estado ou fenômeno físico solicitado. Também pode ser utilizado como critério de desempate caso ocorra empate entre os grupos.
REFERÊNCIAS
Gowdak, Demétrio, Martins Eduardo, Novo pensar: com atualizações; colaboradores Antonio Carlos Pezzi, Alaíde Maria de Souza, Júlio César Tonon. – São Paulo: FDT, 2006. – (Coleção Novo Pensar).
Fenômenos Físicos disponível em: http://www.mundovestibular.com.br/articles/5375/1/Fenomenos-Fisicos-e-Quimicos/Paacutegina1.html Acessado em Novembro de 2011.
Estados Físicos da Matéria disponível em: http://www.infoescola.com/quimica/estados-fisicos-da-materia/ Acessado em Novembro de 2011.
Plano de Aula disponível em: http://meioambienteagua.pbworks.com/w/page/20725594/Plano%20de%20aula%20-%203a%20s%C3%A9rie
QUESTÕES PARA SEREM UTILIZADAS NO JOGO DA ROLETA
1) O que é a sublimação?
2) Quando fervemos a água, o vapor da fervura é a água em forma de?
3) Na natureza, onde está a maior concentração de água no estado gasoso?
4) Uma matéria que se encontra no estado sólido, tem forma definida? Explique.
5) Uma matéria no estado líquido tem sua forma definida? Explique.
6) Existem nomes que representam cada uma das mudanças de estados físicos da água, quais são?
7) A água é indispensável para a vida. Cada corpo, célula, tecido, órgão necessita água para realizar as suas funções. Quais são as propriedades da água pura (potável)?
8) Quando um líquido é resfriado e o material vai para o estado sólido, dizemos que esse sofreu que tipo de processo?
9) O que são na realidade a Ebulição e Vaporação?
10) Quando se coloca água para ferver é facilmente observado qual processo?
11) A passagem do estado sólido para o líquido chama-se?
12) Como é chamado o processo da passagem do estado líquido para o sólido?
13) Liquefação ou____________ é a passagem do estado gasoso para o _____________.
14) A água ferve, e passa do estado líquido para o ___________, de forma muito mais____________, porque ocorre a ebulição.
15) Qual a forma molecular da água?
16) Quando a água passa do estado líquido para o gasoso ocorre o ponto de?
17) Dê um exemplo de evaporação da água:
18) Explique (ou ilustre no quadro) o ciclo da água na natureza?
19) A água pode ser encontrada na natureza em três estados físicos, quais são eles?
20) O que é solidificação?
21) Como estão dispostas as moléculas que constituem um líquido? Possuem forma definida?
22) O que é a tensão superficial? Explique.
23) Os gases, assim como os líquidos, fluem, por isso são chamados de fluídos. Qual é a principal característica dos gases?
24) Quando um material sofre Liquefação ou condensação?
25) Podemos dizer que uma substância na fase gasosa possui forma e volume variáveis? Explique citando um exemplo.
RESPOSTAS DAS QUESTÕES SOBRE FENÔMENOS FÍSICOS – JOGO DA ROLETA
1) Sublimação é a mudança do estado sólido para o estado gasoso, sem que passe pelo estado líquido. Como, por exemplo, a naftalina, que se evapora diretamente de seu estado sólido.
2) Quando fervemos a água, o vapor da fervura é a água em forma de gás.
3) A maior concentração de água no estado gasoso está no ar, nas nuvens, nas neblinas, etc.
4) No estado sólido, as moléculas estão fortemente agregadas, reduzindo ao máximo os espaços entre elas, o que restringe seu movimento e agitação. Por isso os sólidos são rígidos e possuem forma e volume próprios.
5) No estado líquido há um grau maior de liberdade no movimento das moléculas, a atração entre as partículas não é tão forte, fazendo com que fiquem mais afastadas que no sólido. Assim, uma substância no estado líquido, se colocada dentro de um recipiente, irá assumir a forma do recipiente que ocupa. Possui, portanto, forma variada – pois adquire a forma do recipiente que a contém - mas volume constante.
6) Fusão, Vaporização, Condensação e Solidificação.
7) A água boa para beber é chamada de água potável. Ela deve ser incolor, insípida e inodora.
8) Solidificação – mudança do estado líquido para o sólido.
9) É a passagem do estado líquido para o estado gasoso (vapor) ao receber calor (aumento temperatura). Há uma movimentação das moléculas devido ao aumento excessivo de temperatura. Essa movimentação faz as moléculas se desprenderem e virarem vapor.
10) Ebulição: É um processo mais rápido que ocorre a uma temperatura fixa. Tal processo é facilmente observado quando se coloca a água para ferver.
11) É a passagem do estado sólido para o estado líquido. (aumento de temperatura).
12) Solidificação é a passagem do estado líquido para o estado sólido. Isso acontece quando colocamos água no congelador (gelo), (diminuição da temperatura).
13) Liquefação ou condensação é a passagem do estado gasoso para o líquido.
14) A água ferve, e passa do estado líquido para o gasoso, de forma muito mais rápida, porque ocorre a ebulição.
15) A representação H2O é chamada de fórmula molecular da água.
16) Ponto de Ebulição.
17) Evaporação de rios, lagos, etc…
18) A água dos mares, rios, lagos é aquecida diariamente pelo calor do Sol e pouco a pouco vai passando do estado líquido para o estado de vapor. Esse vapor d’água vai subindo e, quando encontra lá no alto um lugar mais frio, se resfria e se condensa isto é passa novamente para o estado líquido na forma de gotinhas. Essas gotinhas se juntam formando nuvens e quando a quantidade de gotas é muito grande a água cai sob a forma de chuva. Às vezes o aquecimento não transforma a água em líquido e ela poderá cair sob a forma de neve em vez de chuva.
19) Sólido, Líquido e Gasoso.
20) Solidificação – mudança do estado líquido para o sólido.
21) As moléculas que constituem um líquido não estão em posições fixas, estão mais afastadas, também não possui forma definida por ser um fluído, apresentam resistência ao escoamento. Assim como o sólido necessitam uma elevada pressão para reduzir o volume.
22) A tensão superficial é uma camada na superfície do líquido que faz com que sua superfície se comporte como uma membrana elástica que não deixa o objeto adentrá-los, ou seja, afundar. Isso ocorre devido às moléculas da água, que interagem entre si. As moléculas que estão no interior do liquido interagem com as demais em todas as direções (em cima, em baixo, dos lados e nas diagonais), já as que esta na superfície só interage com as moléculas que estão dentro do liquido. O resultado dessa interação só com as moléculas do lado de dentro, faz surgir uma tensão que exerce uma força sobre a camada da superfície, com a intenção de compensar essa tensão do lado de dentro do liquido. Essa “força” é a: tensão superficial dos líquidos.
23) A principal característica dos gases é a distância maior entre suas moléculas, assim preenche todos os espaços disponíveis, formando o volume de acordo com seu recipiente.
24) Quando passa do estado sólido para o estado líquido.
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