quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Comprovação Experimental da Lei de Lavoisier - Ensino Médio


Comprovação Experimental da Lei de Lavoisier  - Ensino Médio
Autor: Graciela Farias Bikoski.
Prof.ª Supervisoras: Marilise Aroni e Mônica Bauska.
EEEF Estado do Rio Grande do Sul e Colégio Estadual Júlio de Castilhos
Porto Alegre, junho de 2015.

1.      PLANO DE AULA
·        Comprovação Experimental da Lei de Lavoisier.
1.1 OBJETIVOS
1.1.1 OBJETIVO GERAL
Verificar experimentalmente a Lei de Lavoisier, através da realização de uma experiência química simples, a reação química entre o ácido acético (presente no vinagre) e o bicarbonato de sódio (utilizado como fermento na confecção de bolos).

1.1.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·        Realizar atividade prática;
·        Compreender que numa reação química que se processe num sistema químico fechado, a massa inicial dos reagentes é igual à massa final dos produtos da reação (Lei da conservação das massas – Lavoisier)
·        Realizar cálculos estequiométricos.

1.2 DURAÇÃO DA AULA
·        Dois períodos de 45 minutos cada.

1.3 ESTRATÉGIAS E RECURSOS DA AULA
·        Levar os alunos no laboratório de química;
·        Orientar os alunos na realização da atividade prática, iniciando com eles a leitura roteiro (Anexo 01) disponibilizado para cada aluno.

1.3.1 PROCEDIMENTOS:
1 - Coloque uma colher de chá rasa de bicarbonato de sódio (NaHCO3) em cada balão. Use um funil ou um pedaço de papel enrolado em forma de funil, para ajudar a transferir o bicarbonato de sódio para os balões.
2 - Identifique os tubos de ensaio ou frascos de 1, 4, 7 e 10.
3 - Coloque aproximadamente: uma colher de chá de vinagre no tubo de ensaio rotulado com o número 1;
4 - Coloque aproximadamente 4 colheres de chá em um tubo de ensaio rotulado com o número 4;
5 - Coloque aproximadamente 7 colheres de chá no tubo de ensaio rotulado com o número 7;
6 - Coloque aproximadamente 10 colheres de chá em um recipiente com o número 10;
7 – Pese na balança o tubo de ensaio ou garrafinha contendo o vinagre, o balão contendo o bicarbonato de sódio e anote a massa de cada conjunto na tabela;
8 - Coloque um balão no topo de cada tubo de ensaio.
9 - Rode o balão de forma que todo o bicarbonato de sódio
caia para o recipiente.
10 - Anote a reação ocorrida e o que você observou em cada um dos experimentos.
11 – Ao final da reação, pese novamente cada experimento e registre a massa novamente na tabela. 
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1.3.2 CURIOSIDADES
Reação que ocorre:
NaHCO3 (s) + CH3COOH (aq) → NaCH3COO (aq) + H2O (l) + CO2 (g)

Ao término desta atividade prática, devem-se discutir os resultados obtidos com os alunos, relacionando-os com os conceitos já trabalhados em aula. Para isso, estima-se 20 minutos. Solicitar a entrega das observações realizadas.

1.4 AVALIAÇÃO
A avaliação será feita de forma processual, acompanhando a participação dos alunos nas atividades.

1.5 REFERÊNCIAS
ATKINS, P. W.; JONES, L. Princípios de química: Questionando a vida moderna e o meio ambiente. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.
ANTUNES, M. T. Ser Protagonista: Química, 2º ano: Ensino Médio. 2 ed. São Paulo: Edições SM, 2013.
PERRUZO, F. M.;CANTO, E.L. Química na abordagem do cotidiano. 4 ed. São Paulo: Moderna, 2006.
LIRA, M. B.; RECENA, M. C. P. Avaliação das possibilidades de uso de vídeos digitais didáticos de experimentos para o ensino de estequiometria. Disponível em: http://www.xveneq2010.unb.br/resumos/R1131-1.pdf
UMA PROPOSTA DIFERENCIADA DE ENSINO PARA O ESTUDO DA ESTEQUIOMETRIA. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2281-6.pdf
DEMONSTRAÇÃO EXPERIMENTAL DA LEI DE LAVOISIER. Disponível em: http://gqj.spq.pt/chemrus/2014/Ficha%20experimental%20-%20Lei%20de%20Lavoisier.pdf


ANEXO 01
Roteiro da atividade prática
ESCOLA
Nome:                                                 Data:                           Turma:

“Na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.”
Antoine Lavoisier

Antoine Lavoisier, químico francês considerado o pai da Química moderna, realizou diversos estudos experimentais que lhe permitiram concluir que, numa reação química que se processe num sistema químico fechado, a massa inicial dos reagentes é igual à massa final dos produtos da reação. Esta conclusão constitui o enunciado da lei da Conservação da Massa, conhecida como Lei de Lavoisier.

Objetivos:
Com a realização deste trabalho laboratorial pretende-se verificar experimentalmente a Lei de Lavoisier, através da realização de uma experiência química simples, a reação química entre o ácido acético (presente no vinagre) e o bicarbonato de sódio (utilizado como fermento na confecção de bolos).

Os produtos desta reação são o acetato de sódio, água e o gás dióxido de carbono. A reação química é traduzida pela equação química:

NaHCO3(s) + CH3COOH(aq) → NaCH3COO (aq) + H2O (l) + CO2 (g)

Obs: Para atingir o objetivo pretendido, é fundamental assegurar que o sistema é fechado, ou seja, que não permite a troca de matéria com o exterior, pelo que o dióxido de carbono que se forma não pode escapar para a atmosfera.

Reagentes:
Bicarbonato de sódio (NaHCO3)
Vinagre (solução aquosa de acido acético, CH3COOH, grau de acidez 6%)

Material:
·        4 Tubos de ensaio ou 4 garrafinhas de refrigerante
·        1 Espátula (ou colher de chá)
·        4 Balão de borracha
·        1 Balança
·        Atilhos para prender os balões

Procedimentos:
1 - Coloque uma colher de chá rasa de bicarbonato de sódio (NaHCO3) em cada balão. Use um funil ou um pedaço de papel enrolado em forma de funil, para ajudar a transferir o bicarbonato de sódio para os balões.
2 - Identifique os tubos de ensaio ou frascos de 1, 4, 7 e 10.
3 - Coloque aproximadamente: uma colher de chá de vinagre no tubo de ensaio rotulado com o número 1;
4 - Coloque aproximadamente 4 colheres de chá em um tubo de ensaio rotulado com o número 4;
5 - Coloque aproximadamente 7 colheres de chá no tubo de ensaio rotulado com o número 7;
6 - Coloque aproximadamente 10 colheres de chá em um recipiente com o número 10;
7 – Pese na balança o tubo de ensaio ou garrafinha contendo o vinagre, o balão contendo o bicarbonato de sódio e anote a massa de cada conjunto na tabela;
8 - Coloque um balão no topo de cada tubo de ensaio.
9 - Rode o balão de forma que todo o bicarbonato de sódio
caia para o recipiente.
10 - Anote a reação ocorrida e o que você observou em cada um dos experimentos.
11 – Ao final da reação, pese novamente cada experimento e registre a massa novamente na tabela.

Tabela de registros dos experimentos:
TUBO DE ENSAIO
MASSA INICIAL
MASSA FINAL
















Questões para discussão:
1. Todas as reações apresentaram o mesmo comportamento?
2. Em qual tubo de ensaio a reação foi mais rápida? Por que será que isso aconteceu?
3. Seria importante marcar o tempo de cada reação para poder responder a questão 1?
4. A proporção entre os reagentes na reação é importante?


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