quinta-feira, 8 de outubro de 2015

ESTUDO DA ÁGUA - SAÍDA DE CAMPO (6º ANO)

ESTUDO DA ÁGUA - SAÍDA DE CAMPO (6º ANO)
Autor: Graciela Farias Bikoski.
Prof.ª Supervisora: Marilise Aroni.
EEEF Estado do Rio Grande do Sul
Porto Alegre, novembro de 2014.

1.      PLANO DE AULA
Ø     Saída de campo ao Parque Farroupilha - Porto Alegre.
1.1 OBJETIVOS
1.1.1 OBJETIVO GERAL
Ø                 Compreender os conceitos sobre o estudo da água.
1.1.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Ø     Analisar a composição química das águas minerais sem e com gás (ler os rótulos);
Ø     Verificar o pH das águas minerais sem e com gás; das águas dos lagos do Parque Farroupilha e da água da torneira;
Ø     Comparar a qualidade das águas dos lagos do Parque Farroupilha e da água da torneira em relação às águas minerais sem e com gás;
Ø     Observar a formação da chuva ácida;
Ø     Observar microrganismos em águas do ambiente.


1.2 DURAÇÃO DA AULA
Ø  Quatro períodos de 50 minutos cada.
1.3 ESTRATÉGIAS E RECURSOS DA AULA
1.3.1 PRIMEIRO MOMENTO
Ø     Orientação para que os alunos prestem muita atenção no(a) professor (a) e andem sempre junto com a turma da escola;
Ø     Levar os alunos a uma saída de campo, no Parque Farroupilha em Porto Alegre, para desenvolver atividades sobre a qualidade da água e o seu pH.

PROCEDIMENTOS:
Ø                 Iniciar as atividades falando sobre a água mineral.
Ø                 Sugerir que todos verifiquem como diferem as composições químicas, os valores de pH e as fontes de obtenção indicados nos rótulos. Enfatizar que os diversos minerais ali solvatados (dissolvidos) - que justificam o nome de água mineral - são responsáveis pelo sabor característico dela. (Contar que, quanto mais profunda for a infiltração da água, maiores serão a dissolução de sais minerais, a temperatura e o pH).
Ø                 Discutir se é saudável tomar sempre o mesmo tipo de água. Escutar as ideias dos alunos e falar que isso pode provocar o excesso de um determinado sal mineral no organismo; portanto, é bom variar a água que consumimos.
Ø                 Debater alguns efeitos do crescimento do consumo de água mineral, em detrimento da água de torneira. Qual delas é mais recomendável? Em termos de saúde, não há diferença. Discutir sobre a captação de água, (Considerando a importância da qualidade da água para as nossas vidas, foram criadas as ETAs: sigla de “estações de tratamento de água”. Lá, a água é captada de rios e represas, e passa por filtros, eliminando partículas sólidas. Depois, é tratada com produtos químicos, matando micro-organismos que podem causar doenças.).
Ø                 Quando vem de poço artesiano para torná-la potável: nem todas as caixas-d’água são corretamente limpas, é interessante que ela seja filtrada, antes de ser ingerida. Colocam-se duas gotas de água sanitária para cada litro de água já filtrada, ou ferver a água já filtrada por quinze minutos e, depois, agitá-la, para que seu gosto não fique desagradável.
Ø                 O consumo do tipo mineral exige mais garrafas PET, o que redunda em maior dispêndio energético e mais lixo. O que os jovens acham disso?
Ø                 Orientar os alunos para que cuidadosamente coletarem amostras da água dos lagos do Parque, da torneira e a água mineral sem e com gás para medir o pH.
Ø                 Discutir os valores com os alunos;
Ø                 Discutir sobre a conduta (postura) em ações científicas de atividades de campo.

1.3.2        SEGUNDO MOMENTO
Ø      Em sala de aula, orientar os alunos na realização de atividades prática;
Ø      Observar que em águas naturais encontramos seres vivos microscópicos;
Ø      Observar um experimento que simula a formação de chuva ácida (a chuva ácida é naturalmente ácida podendo alterar-se conforme o meio e suas consequências);

CURIOSIDADES:
A chuva ácida é naturalmente ácida. Devido a uma pequena quantidade de dióxido de carbono (CO2) dissolvido na atmosfera, a chuva torna-se ligeiramente ácida, atingindo um ph próximo a 5,6.
Quando não é causada por fonte natural, a chuva ácida é provocada principalmente por indústrias e carros que queimam combustíveis fósseis, como o carvão e o petróleo. Parte desta poluição se precipita, depositando-se sobre o solo, árvores, monumentos, etc. Outra parte circula na atmosfera e se mistura com o vapor da água, passando então a existir o risco da chuva ácida, a qual adquire assim um efeito corrosivo para a maioria dos metais, para o calcário e outras substâncias.

Referências:
Ciências – ensinar e aprender/ Marta Bouisson  Morais, Maria Hilda de Paiva Andrade... Belo Horizonte: Dimensão, 2009. p. 128.
http://qnesc.sbq.org.br/‎ Acessado em 17/12/13.
http//:www.novaescola.org.br/ Acessado em 17/12/13.
Água Potável. Disponível em: http://www.escolakids.com/agua-potavel.htm


 Roteiro de Atividades Parque Farroupilha
1.                   Observação do ambiente em torno do lago:
Materiais:
Ø                   Lápis, borracha, caderno;
Procedimentos:
a) Descreva como se encontra o ambiente (limpo; com sujeira; se tem animais, se tem cheiro, etc.):__________________________________________
b) Como você descreve o lago (poluído; limpo; se tem cheiro; se tem plantas; etc.):____________________________________________
2.                   Coleta de águas para medição do pH:
Materiais:
Ø    Pipeta volumétrica; uma caixinha de papel de tornassol; tubos de ensaio com tampa; garrafas de água mineral (com rótulos);
Procedimentos:
a) Com o auxilio de uma pipeta volumétrica, coletar uma amostra de água do lago e em seguida transferir a amostra para um tubo de ensaio;
b) Após a coleta, medir o pH da amostra de água com uma tira de papel tornassol mergulhando sobre a água e retirando em seguida. Olhar as cores na tira de papel de tornassol comparando com as cores da caixinha e, anotar o valor do pH na tabela abaixo;
c) Medir também o pH da água da torneira e das águas mineral com e sem gás. Anotar os valores na tabela abaixo:
Águas
pH
Microrganismos
Água do lago 1


Água do lago 2


Água do lago 3


Água do lago 4


Água da torneira


Água com gás


Água sem gás


ATIVIDADES NA ESCOLA:
3.                   Observação de microrganismos presentes nas amostras de águas coletadas:
Materiais:

Procedimentos:
4.                   Observação da prática que simula a formação de chuva ácida:
Materiais:
Ø                   Um frasco grande de vidro com tampa (uma colher de aço inox colada com massa epóxi na parte interna na tampa); 50 mL de água; Isqueiro ou fósforo; Extrato de repolho roxo; Enxofre.

Procedimento:
a) Coloque aproximadamente 50 mL de água no frasco de vidro;
b) Em seguida, adicione 5 mL de extrato de repolho roxo;
c) Coloque um pouco de enxofre na colher;
d) Queime o enxofre utilizando um isqueiro ou fósforo e em seguida feche o frasco para não deixar escapar o gás produzido durante a queima;
e) Observe a nuvem que se forma dentro do frasco;
f) Após total combustão do enxofre, agite levemente a solução para dissolução do gás;
g) Verifique o que ocorreu.

Questionamentos:
1) Qual o gás formado nesse processo? ______________________________________________
 2) O que acontece após a agitação do frasco tampado?
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 3) Como a acidez da chuva poderia danificar o meio ambiente?
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4)                  O que pode ser feito para diminuir a emissão de contaminantes para a atmosfera? O que cada um de nós pode fazer? 
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 Obs: Sugere-se, a produção de uma identificação constando nome do aluno, turma e escola, que pode ser um crachá.

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