quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Contribuições do PIBID para revitalização das atividades práticas no ensino de ciências da natureza




EVENTO FAPA NOV/2012
 Presentes no Evento: Graciela , Karla  e Olga
*os nomes completos se encontram no próprio pôster ou nos documentos dos PIBID; ABAIXO  resumo pertinente ao poster apresentado.

TÍTULO
Apresentadores: Graciela Bikoski – gracielabikoski@hotmail.com, Karla Medeiros da Silva – karla.pibid@gmail.com, Leandra Borba Leal – leandraborba@hotmail.com, Letícia Alves dos Santos –lettan@bol.com.br , Olga da Rosa Pereira -olga.rosa11@hotmail.com , Rudá Roveda – rovedasp@hotmail.com. InstitutoFederal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul). 
Orientadoras:  Elisa Santanna Oliveira – elisasantanna80@gmail.com, Marilise Duarte Scherer Aroni – marilise.aroni@terra.com.br (Escola Estadual Ensino Fundamental Estado do Rio Grande do Su); Andréia  Modrzejewski Zucolotto – andreia.zucolotto@poa.ifrs.edu.br, Michele Camara Pizzato – michelle.pizzato@poa.ifrs.edu.br (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul).
Apresenta os resultados parciais dos trabalhos realizados pelos bolsistas do Programa Institucional de Iniciação à Docência na Escola Estadual de Ensino Fundamental Estado do Rio Grande do Sul nos anos 2011 e 2012. O programa abre espaços para os acadêmicos da licenciatura em Ciências da Natureza estabelecer relações entre teoria e prática, visando a melhoria do ensino de ciências, pautada em ações de construção e multiplicação de materiais de apoio como kits e planos de aula e na atuação dos bolsistas junto aos professores de ciências, além das reflexões sobre as vivências e ações efetivas no espaço escolar através de novas propostas que complementam o plano curricular de ciências. A metodologia utilizada foi o levantamento de características estruturais da escola, do público e dos materiais didáticos disponíveis, das concepções prévias dos alunos das séries finais do ensino fundamental sobre ciências, localização e organização de materiais de laboratório para possível futura utilização, localização de ambiente para reestruturação e guarda de materiais laboratoriais, elaboração, confecção de Kits e a organização  e registro de vivências docentes em Blog. Como resultados parciais da ação do grupo destaca-se a retomada de eventos como a Mostra de Ciências, a organização e estruturação da sala de ciências, a elaboração e construção de kits pedagógicos de fácil manuseio, entendimento e baixo custo para realização de aulas práticas, o apoio as necessidades dos alunos e professores e a elaboração de planos de aula alternativos para compor os conhecimentos de cada série ou ano, além do reconhecimento da comunidade escolar. Destaca-se a importância do PIBID na formação dos bolsistas futuros professores, uma vez que as atividades desenvolvidas são resultados de estudo em bibliografias e reflexão dos mesmos. Possibilitando a retomada e aplicação dos conhecimentos adquiridos na graduação e compartilhamento de vivências com as professoras supervisoras.
Palavras- chave: kits experimentais, formação para docência, vivências em ciências

Nenhum comentário:

Postar um comentário