quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Segurança no laboratório e Materiais de laboratório

EEEF ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL                           19/10/2011
TURMA:
NOMES:          
Aula Prática   - Segurança no laboratório e Materiais de laboratório
1-CUIDADOS PARA INICIAR O TRABALHO:
a-Leia atentamente as Instruções antes de realizar o trabalho ou ouça atentamente o seu professor;
b-Siga precisamente as instruções. Assim “um minuto” significa “um minuto contado no relógio”. Trabalho feito sem cuidado é tempo perdido;
c-Verifique se todo o material necessário foi reunido para evitar perda de tempo e enganos;
d-Tenha sempre seu material para as atividades de laboratório  e mantenha –o organizado.
2-CUIDADOS DURANTE O TRABALHO:
a-Siga rigorosamente as instruções, etapa por etapa, respeitando todas as recomendações dadas;
b-se observar ALGO ANORMAL ou ocorrer algum imprevisto, consulte o seu professor;
c-procure tirar o maior proveito possível do trabalho, OBSERVANDO atentamente tudo o que ocorreu, tentando chegar a um resultado satisfatório;
d-Discuta com os colegas e com o professor as suas conclusões.
3-CUIDADOS APÓS O TRABALHO:
a-Terminando o trabalho, limpe e guarde o material de acordo com a orientação dada;
b-limpe a mesa onde esteve trabalhando com um pano úmido;
c-Restos inúteis sólidos deverão ser embrulhados e jogados no lixo e NÃO JOGADOS NA PIA;
d-Procure deixar o seu local limpo e organizado, os bancos deverão ser colocados, após as  atividades embaixo da mesa;
e-lave as vidraçarias (e outros materiais identificados pelo professor) SOMENTE  com sabão e água limpa; para retirar manchas de corantes usa-se água acidulada com ácido clorídrico de MANUSEIO ESPECÍFICO  do professor.
4-CUIDADOS NO USO DO FOGO:
a-Nunca aqueça qualquer coisa num tubo de ensaio com a boca do tubo voltada para o colega ou para si;
b-Nunca coloque perto do fogo substâncias voláteis e inflamáveis, como álcool, gasolina, éter, etc. Se os frascos estiverem destampados, o perigo será maior;
c-Se o álcool da lamparina se esgotar, reabasteça longe do frasco que contém a substância, Não circule com a lamparinas acesas;
d-Em caso de incêndio, use o extintor de incêndio ou, então, um pano grosso para abafar ou jogue areia sobre as chamas;
e-Verifique se o  botijão de gás está devidamente fechado, após o término da tarefa;
e-tenha sempre muita calma.
5-CUIDADOS NO USO DA VIDRAÇARIA:
a-para introduzir tubos de vidros ou termômetros em orifícios de rolhas, lubrifique com glicerina o orifício e a peça a ser introduzida. Segure com um pano de papel absorvente introduza em movimentos circulares;
b-bordas cortantes devem ser limadas ou arredondadas no fogo;
c-Ao sustentar tubos de ensaio ou termômetros por meio de garras metálicas, envolva a peça de vidro com um pano antes de apertar a garra.
6-CUIDADOS COM SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS:
a-Leia SEMPRE o rótulo de qualquer frasco antes de usá-lo;
b-Não leve as mãos à boca ou aos olhos quando manipular drogas, substâncias químicas;
c-Nunca cheire diretamente uma substância. Mãos em concha aproximam seus vapores;
d-Use sempre pequenas porções: economia e precauções;
e-NUNCA adicione água em ácido concentrado. Despeje lentamente o ácido sobre bastante água (diluições);
f-conserve os frascos fechados;
g-Não misture substâncias ao acaso. Siga as instruções;
h-NUNCA recoloque no frasco original uma substância que sobrou ou que foi recuperada.
7-PROVIDÊNCIAS EM CASO DE ACIDENTES:
a-QUALQUER  acidente deve ser comunicado ao professor;
b-Qualquer corte deve ser desinfetado e coberto por gase;
c-Em caso de queimaduras por: calor, chama: lave a região com água fria ; base: lavar com muita água e neutralizar com solução de ácido bórico ; ácidos: lavados com bastante água e neutralizadas com solução de bicarbonato de sódio ou cálcio (AS SOLUÇÕES MENCIONADAS ACIMA SOMENTE  DE USO PELO PROFESSOR QUE ESTIVER ACOMPANHANDO OS EXPERIMENTOS).
Tarefa A:
Resolva as seguintes situações, baseando-se na leitura das normas de trabalho em atividades práticas, o que acontecerá se:
1-os componentes de um grupo interferem na atividade dos demais grupos e no final do período não completam a atividade proposta.
2-ao término da atividade, o grupo X não chegou a nenhuma conclusão por falta de dados concretos e precisos.



Tarefa B:
Em 1985 registrou-se quatro acidentes em atividades práticas. Pergunta-se: quais as medidas preventivas para as situações abaixo.
3-ao aquecer determinada substância em um tubo de ensaio o aluno provocou queimaduras num colega.
4-frascos de álcool foram deixados próximos às chamas provocando queimaduras.
5-um aluno adicionou água em um ácido concentrado, ocasionando a formação de gases e saturando o ambiente;
6-sobre uma mesa foram deixados vários frascos com substâncias; um aluno cheirando-os apresentou problemas de saúde.

Respostas:

Tarefa C:

Observe a mesa com materiais de laboratório e identifique  os objetos diferentes, com seus números encontrados sobre ela.

Materiais para realizar reações químicas

Becker
Recipiente com ou sem graduação, usado no preparo de soluções, pesagem de sólidos, aquecimento de líquidos e em reações de precipitação. Pode ser aquecido sobre a tela de amianto.

 Erlenmeyer
Recipiente utilizado no aquecimento de líquidos e na dissolução de substâncias.


Utilizados para conter pequenas quantidades de material sólido ou líquido na realização de testes e reações químicas.

Materiais para Medir volumes



Destinado a medidas aproximadas de volume.


Utilizada para medir e transferir pequenos volumes. Mede volumes variáveis
Materiais Acessórios


Utilizado na transferência de líquidos e em filtrações simples com papel filtro adequado.


Usado em análise, em experimentos envolvendo evaporação

Placa Petri
Pode ser de plástico ou vidro. Utilizada para cultura de microorganismos, pesagem, germinação de semente.



Usado na agitação (mexer) e transferência de líquidos.

 Pistilo

Usados na maceração (trituração) de amostras.




Usado como suporte para os tubos de ensaio.


Usada para prender os tubos de ensaio durante o aquecimento.




Usado como suporta de telas de amianto.


Tela metálica, contendo amianto, usada para distribuir o calor igualmente.

Lamparina

Utilizada para aquecimento de líquidos não inflamáveis (que não pegam fogo).


Referências: material de uso no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Ciências Naturais - Campus Porto Aelgre/RS e, Atividades Práticas de Biologia de Vilma Pinto de Carvalho e Gilda Lurdes G. Schein , impresso em 1996 através Gráfica e editora NBS Ltda em Porto Alegre/RS.

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