quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais - CPRM

VISITA A CPRM – COMPANHIA DE PESQUISA DE RECURSOS MINERAIS

                                  No dia 26/09/2012 às 14 horas fizemos uma visita a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais- CPRM decidimos realizar esta atividade ao museu geológico por que sentimos a necessidade de obter mais informações sobre rochas, solos, sedimentos, fósseis, minerais e gemas para melhor contextualizar nossos  conhecimentos  e exercitar observações   das amostras com orientação especializada.   

Fomos recebidos por um Geólogo responsável pelo local e foi quem nos guiou e orientou sobre as atividades executadas pela CPRM realizado em dois momentos distintos. O primeiro momento foi dedicado ao conhecimentos do acervo de rochas, solos, minerais e gemas e explicações sobre as formações rochosas do RS e do Brasil. O segundo momento foi dedicado ao conhecimentos do acervo documental, cartográfico e de imagens. Visitamos, também,  o laboratório de analise de solos, rochas e sedimentos e tivemos a oportunidade de fazer observações no microscópio de algumas amostras. 

Recebemos informações sobre a CPRM que atua em todo o País é responsável pelo Programa Geologia do Brasil e em suas ações são realizadas pesquisas e estudos com levantamentos para avaliações de recursos geológicos, hidro geológico, fossilíferos e biológicos além da certificação de águas minerais. Atualmente também são responsáveis pelo estudo de regiões onde existem zonas de riscos geológicos e de catástrofes ambientais.

Além da vasta oferta de materiais que encontramos no Museu podemos contar ainda com o site (www.cprm.gov.br) que tem um espaço destinado para as escolas, que fomenta o conhecimento sobre ciências na Terra. E para escola que realiza visita agendada é oferecido um kit com amostras de rochas. Que para nossa escola fará parte do kit que já foi construído pelo  PIBID e que o plano de aula será postado no portal  do professor.

Grupo: Marilise Aroni, Graciela Bikoski, Olga Pereira e Guilherme Lopes


Nenhum comentário:

Postar um comentário