sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Atividades do mês de JAN/2012

Alunos PIBIS ERGS:
Para o mês de janeiro, conforme combinado em reunião, vocês estarão novamente tendo contato com diferentes materiais de uso em Escola para formação continuada dos professores e de uso em sala de aula com os alunos.
Os materiais passados para vocês (01 kit para cada aluno bolsista PIBID) comporão uma visão geral a ser relatada (registrada) para futuros debates, construção de nossos conhecimentos, em nossos momentos de reuniões que são:
01 vídeo do TV Escola para uso com os alunos;
01 vídeo do TV Escola de formação (informação) para uso do professor;
01 vídeo de assunto relacionado com temas de Ciências Naturais de circulação nas redes de cinemas  documentários;
01 CD/DVD/Software com aulas digitais de Biologia (Saraiva, Vestibulando Digital, IESD)
01 livro do FNDE de formação continuada e/ou atualização do professor;
01 livro para-didático com temas das áreas das Ciências Naturais de possível uso do aluno em aula.

Solicito que para os DVDs/CDs com aulas para uso direto com os alunos a criação de um roteiro de aula (alunos de ensino fundamental necessitam organizar os conhecimentos que podem estar dispersos dentro de um conteúdo de filme) que pode ser um simples questionário até outra atividade que possibilite ao professor verificar se o aluno atingiu a compreensão do assunto abordado relacionando com os temas trabalhados em sala de aula usando por exemplo o livro didático (a relação dos temas com as realidades brasileiras, da região e/ou cidade do aluno e comparações com outros pontos do planeta). Já, em relação aos CD/DVD com aulas prontas ou software peço que organizem possível relação com uso da sala de informática - sites de uso do professor e alunos bem como a análise crítica dos conteúdos e sua significância para o aluno (sabe-se que vários tópicos de "toda" a ciência natural , às vezes, não é trabalhada por não ter maior relevância ao aluno e futuro cidadão).
Para os livros do FNDE as considerações críticas e ações apontadas de orientação aos professores que vocês acham adequadas para serem postas em prática e, é claro, agora que vocês estão de posse de alguns livros de uso em sala de aula (ensino fundamental e médio para biologia) o registro de experimentos sugeridos é fundamental para podermos compor o maior número de experimentos possíveis para aulas práticas em ciências. Ao final, para os livros para-didáticos, a possível aplicabilidade de leitura em sala de aula e/ou atividade de aula.
Os kits podem ser trocados entre vocês mas a devolução, como falei, dos materiais deverá ser feito pelo aluno bolsista que fez a retirada conforme registro no caderno PIBID (não podemos esquecer que em cada registro teremos a colocação da sua referêcnia).
Meus queridos alunos bolsistas PIBID há muito a ser feito mas vocês são especiais em suas atividades e desafios e, novamente, se minhas atividades ficaram um pouco extensas é só falar (ligar, digitar, ...)ok?
Aproveitem um tempinho para curtirem possibilidades alternativas como o passeio turístico no ônibus  que se pega na praça da EPATUR, no final de semana ir até Guaiba de catamarã (aproveitem para dar uma voltinha no trenzinho que faz um tour na parte histórica de Guaíba antes de retornarem ,por enquanto é grátis!), uma ida ao jardim Botânico e visitar o museu e serpentário e, se vocês se organizarem formando o grupo com 4 participantes no aeroclube há um passeio turístico em aviaço mono-motor (não é muito barato- era 50,00 por pessoa -  mas vale a pena!) um belo passeio sobre o nosso lago Guaíba em direção ao aeroporto (tem uma melhor visão) ou em direção a lagoa dos Patos (um passeio mais de pasisagens) e que tem duração 20min e,por fim o passeio do Parque Itapuã (convém lembrar - passeios de barco de preferência para o ensino médio ou através do projeto Martim Pescador porque não faz muito tempo uma professora perdeu um aluno por afogamento em passeio de barco que saía do Lami - após almoço no barco aluno caiu na água se afogou por estar usando salva-vidas - o professor a cada saída com alunos tem de ter dimensionado todos os possíveis problemas/acidentes a serem evitados para o bom êxito da proposta de ensino fora do ambiente escolar).

Um maravilhoso Natal e um 2012 muito Especial para vocês e suas famílias!
Profa Marilise.