quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Formação de Chuva Ácida – KIT (7º ano)

FORMAÇÃO DE CHUVA ÁCIDA – KIT (7º ano)
Autores do kit: Graciela Farias Bikoski.
Prof.ª Supervisoras: Marilise Aroni.
EEEF Estado do Rio Grande do Sul
Porto Alegre, novembro de 2014.

OBJETIVOS

Reproduzir em aula prática demonstrativa o fenômeno que acontece na atmosfera quando óxidos diversos reagem com a água provocando o surgimento de ácidos e, possibilitar ao aluno reconhecer e compreender como ocorrem as reações químicas que dão origem a chuva ácida na atmosfera.

COMPONENTES DO KIT

Ø     Um frasco grande de vidro com tampa (uma colher de aço inox colada com massa epóxi na parte interna na tampa).


DEMAIS MATERIAIS A PROVIDENCIAR ANTES DO USO DO KIT

Ø     50 mL de água;
Ø     Isqueiro ou fósforo;
Ø     Extrato de repolho roxo;
Ø     Enxofre.
MATERIAL INDIVIDUAL DO ALUNO

Ø     Caderno, lápis e borracha.

METODOLOGIA

Estratégias e recursos da aula
            Inicialmente, o professor fará uma breve introdução sobre o assunto a ser discutido na aula, assim como a atividade prática demonstrativa a ser realizada. Estima-se 10 minutos para essa fala inicial.

PROCEDIMENTO DA ATIVIDADE:

Ø                 Orientar os alunos para a realização desta atividade de forma organizada;
Ø                 Colocar aproximadamente 50 mL de água no frasco, adicionar 5 mL de extrato de repolho roxo e, em seguida, adicionar um pouco de enxofre na colher;
Ø                 Queimar o enxofre utilizando um isqueiro ou fósforo e, em seguida, fechar o frasco para não deixar escapar o gás poluente produzido durante a queima;
Ø                 Observar a nuvem que se forma dentro do frasco;
Ø                 Após total combustão do enxofre, agitar levemente a solução para dissolução do gás;
Ø                 Verificar o que ocorreu.

Orientações para os alunos:
Cuidados nas aulas práticas:
Ø   Utilizar lápis e borracha para realizar anotações das aulas;
Ø   Prestar atenção nas orientações do(a) professor(a);
Ø   Na dúvida chame o(a) professor(a) ou monitor(a);
Ø   Cuidar ao manusear o material da atividade;
Ø   Devolver todos os materiais disponibilizados para aula prática organizadamente;
Ø   Ao final do experimento, não jogue a água acidificada na pia. Armazene esta solução contendo o ácido sulfuroso em um recipiente grande para posterior neutralização.

AVALIAÇÃO
Ø                 A avaliação deve acontecer dentro de um processo contínuo observando os conteúdos atitudinais, procedimentais e conceituais dos alunos.

RESULTADOS E CONCLUSÕES

A simulação da chuva ácida através deste experimento possibilita ao aluno reconhecer e compreender o significado das transformações químicas que ocorrem por processo natural na atmosfera. É um experimento que está ligado a realidade do aluno, busca desenvolver nos mesmos o pensamento reflexivo, o envolvimento ativo do aluno no processo de investigação e na produtividade do experimento, assim como, reflexão na solução de problemas relacionados ao ambiente no qual está inserido.

REFERÊNCIAS

Chuva ácida. Disponível em: http://educar.sc.usp.br/quimapoio/Chuvaacida.html
Ciências – ensinar e aprender/Marta Bouisson Morais, Maria Hilda de Paiva Andrade... Belo Horizonte: Dimensão, 2009. 128 p.
Chuva ácida: Um experimento para Introduzir Conceitos de Equilíbrio Químico e Acidez no Ensino Médio. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc21/v21a09.pdf
Simulando a Chuva ácida. Disponível em: http://porquesoudna.blogspot.com.br/2013/01/simulando-chuva-acida.html





ANEXO I
Como preparar a atividade experimental
Materiais utilizados para o procedimento experimental:
Ø     Um frasco grande de vidro de café com tampa;
Ø     Uma colher de aço inox;
Ø     Um copo;
Ø     Isqueiro ou uma caixa de fósforo;
Ø     Papes de filtro (filtro de passar café);
Ø     Massa epóxi;
Ø     Um coador;
Ø     Liquidificador.

Reagentes utilizados:
Ø     Repolho roxo, enxofre, álcool, solução diluída de NaOH.

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Preparação do extrato de repolho roxo:
1)     Triturar no liquidificador ¼ de repolho roxo picado imerso em 250 mL 250 mL de álcool etílico.
2)     Em seguida filtrar em papel de filtro (filtro de passar café) para obter uma solução e, adicionar uma gota de solução diluída de NaOH apenas para produzir uma coloração azulada ou levemente esverdeada.
Montagem do sistema
1)     Dobrar uma colher de aço inox e em seguida colocar com a massa epóxi na parte interna da tampa do frasco.



ANEXO II
Roteiro de prática:
FORMAÇÃO DE CHUVA ÁCIDA
Objetivo: Como ocorrem as reações químicas que dão origem à chuva ácida na atmosfera?

INTODUÇÃO
A água da chuva é naturalmente ácida. Devido a uma pequena quantidade de dióxido de carbono (CO2) dissolvido na atmosfera, a chuva torna-se ligeiramente ácida, atingindo um pH próximo a 5,6.
Quando não é causada por fonte natural, a chuva ácida é provocada principalmente por indústrias e carros que queimam combustíveis fósseis, como o carvão e o petróleo. Parte desta poluição se precipita, depositando-se sobre o solo, árvores, monumentos, etc. Outra parte circula na atmosfera e se mistura com o vapor de água, passando então a existir o risco da chuva ácida, a qual adquire assim um efeito corrosivo para a maioria dos metais, para o calcário e outras substâncias.

MATERIAIS
Ø     Um frasco grande de vidro com tampa (uma colher de aço inox colada com massa epóxi na parte interna na tampa);
Ø     50 mL de água;
Ø     Isqueiro ou fósforo;
Ø     Extrato de repolho roxo;
Ø     Enxofre.

PROCEDIMENTO DA ATIVIDADE
Ø      Coloque aproximadamente 50 mL de água no frasco de vidro;
Ø      Em seguida, adicione 5 mL de extrato de repolho roxo;
Ø      Coloque um pouco de enxofre na colher;
Ø      Queime o enxofre utilizando um isqueiro ou fósforo e em seguida feche o frasco para não deixar escapar o gás produzido durante a queima;
Ø      Observe a nuvem que se forma dentro do frasco;
Ø      Após total combustão do enxofre, agite levemente a solução para dissolução do gás;
Ø      Verifique o que ocorreu.

QUESTIONAMENTOS
A)   Qual o gás formado nesse processo?
B)   O que acontece após a agitação do frasco tampado?
C)   Como a acidez da chuva poderia danificar o meio ambiente?
D)   O que pode ser feito para diminuir a emissão de contaminantes para a atmosfera? O que cada um de nós pode fazer?

CONCLUSÕES
1)     Faça anotações do que você observou na realização desta atividade:

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