sexta-feira, 1 de março de 2013













PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID






Relatório Parcial
Período: de 18/12/2012 a 10/01/2013



Aluna bolsista: Carine Mallmann Marques Pereira





Porto Alegre, Janeiro de 2013.




  1. Dados de Identificação
Nome da escola: Escola Estadual de Ensino Fundamental Estado do Rio Grande do Sul;
Supervisoras: Elisa Santanna e Marilise Aroni;
Coordenação de área PIBID – IFRS: Andréia Modrzejewski Zucolotto;
Coordenação institucional do PIBID – IFRS: Michelle Camara Pizzatto;
Aluna bolsista do PIBID – IFRS: Carine Mallmann Marques Pereira.


1.1 Outros colaboradores do projeto (além dos bolsistas)

Nome
Função no projeto
Direção: Teres  Mari Berbigier Reis

Vice Direção: Nerli Feigueiredo Rodrigues

SOE: Fernanda  Rodrigues Correa

Área Pedagógica: Claudia Olson


  1. Resumo do relato
Já havia conversado em uma reunião prévia com as supervisoras Marilise e Elisa, que me explicaram o funcionamento do PIBID na escola e que irão me auxiliar em todo o processo do projeto. Iniciei com uma primeira visita à escola Estado do Rio Grande do Sul, no dia 18 de dezembro de 2012. Esse encontro foi documentado em Ata pelos demais “pibidianos”, e ficamos combinados de á princípio nos reunirmos todas as terças-feiras à tarde, para que sejam tratados dos assuntos que se referem inteiramente ao projeto PIBID.
Esta oportunidade que tenho de estar dentro do PIBID só vem a agregar na minha vida, tanto para meu desenvolvimento acadêmico quanto para cunho de experiência profissional.


  1. Ações previstas para o semestre
Conforme foi documentado em Ata, os novos bolistas do PIBID (ingressantes em dezembro), fariam duas produções textuais e um relatório semestral.
Tais atividades teriam os seguintes objetivos:
§  Avaliar a estrutura e o ambiente escolar (Anexo 1);
§  Análise de um mesmo conteúdo de cinco diferentes livros didáticos do ensino de Ciências, de diversos anos escolares (Anexo  2).


4. Atividades desenvolvidas e resultados alcançados


Indicador da atividade
Objetivo da atividade
Descrição sucinta da atividade (inserir início e período de realização)
Resultados alcançados
1.

Apresentação
Apresentação do grupo Pibid da Escola ERGS no IFRS – 11/12
Primeiras combinações com as professoras supervisoras e com a coordenadora de área. Definições dos objetivos do Pibid.
2.
Reunião
Reunião na escola ERGS – 18/12
Combinamos que iriamos nos cadastrar no blog, fazer produções textuais, analisar livros didáticos, criar Kits.
3.
Observação
Produção de análise sobre a estrutura escolar observada – entre 18/12 e 09/01
Reconhecimento dos recursos já conquistados pela escola, e a percepção das deficiências que envolvem a estrutura escolar.
4.
Avaliação
Avaliação dos livros didáticos – entre 18/12 e 09/01
Conhecimento da linguagem adequada ao ensino fundamental e indicação pontos positivos e negativos dos livros analisados.

  1. Descrição da produção Educacional gerada
Tipo do produto: síntese e análise didática.
Indicador da atividade: produção textual.

a)Análise de livros didáticos.

b)Análise do espaço escolar.


5.1 produções didático-pedagógicas

       Os bolsistas anteriores do PIBID desenvolveram um blog, onde todos os bolsistas da escola são autores. Na página nós postamos as produções textuais, os relatórios semestrais, as fotos das feiras de ciências, os Kits pedagógicos já desenvolvidos, etc.

1)      Tipo do produto: sínteses e análises didáticas                         Indicador atividade: produção textual

Análise do espaço escolar: Descrição do produto gerado (Max. 100 palavras): A análise foi feita através do reconhecimento do ambiente e da estrutura escolar. Avaliamos toda a escola e anotamos os principais pontos que achamos importantes como: ventilação adequada, espaço para a prática de atividades físicas, etc.
Anexo 1
b) Análise de livros didáticos: Descrição do produto gerado (Max. 100 palavras): A análise dos livros didáticos conta as diferentes abordagens e formas de se ensinar a mesma matéria, em níveis escolares diferentes. Aponta críticas boas e ruins.
Anexo2
Quantidade total
02

  1. Cumprimento das atividades previstas no Plano de Trabalho
As atividades foram realizadas, todas entregues no prazo estabelecido pelas supervisoras. As demais atividades a serem realizadas para o próximo semestre encontram-se registradas na Ata.

  1. Considerações finais e perspectivas para o próximo semestre.
Para o próximo semestre além de outras atividades que irão surgir, faremos uma resenha e um comparativo com as práticas didáticas pedagógicas sobre os filmes Entre os Muros e Pro Dia Nascer Feliz; elaborarmos um Kit a ser entregue em março juntamente com o registro padronizado sobre física na área de Energia Mecânica X Roldanas; máquinas simples, Potencial e Trabalho, e Ponto de Força.
Espero poder contribuir exercendo da melhor forma as práticas que nos foram apresentadas para esse próximo semestre.

  1. Bibliografias

    • CRUZ, J.; MODERNA, Ed. Projeto Araribá - Ciências – 1º Ed. -  São Paulo: Moderna, 2006.
    • GEWANDSZNAJDER, F. Ciências - O planeta Terra - 4º Ed. – São Paulo: Ática, 2009.
    • BARROS, C.; PAULINO, W. Ciências - O meio ambiente -, 4º Ed. – São Paulo: Ática, 2009.
    • GONÇALVES, A. S. et al. Educação de Jovens e Adultos - 2º Ed. – São Paulo: IBEP, 2009.

  1. Anexos

Anexo 1

Avaliação da estrutura e do ambiente escolar
por
Carine Mallmann Marques Pereira

Esta primeira produção textual tem como objetivo avaliar a escola que iremos dar a nossa colaboração com o PIBID nos próximos meses. No dia 18 de dezembro de 2.012, às 14:00 horas, foi feita a primeira visita dos novos “pibidianos” à Escola Estadual de Ensino Fundamental Rio Grande do Sul, sito à rua Washington Luiz, nº. 980, em Porto Alegre/RS.
A escola funciona em três turnos, sendo o ensino fundamental de dia e EJA à noite.
A princípio ficamos em uma sala com uma mesa grande, com algumas classes e cadeiras, e armários sem chaves; a sala serve para reuniões do PIBID, depósito de vidrarias de laboratório, depósito de kits pedagógicos; e também serve como sala para a aula de educação artística.
Saímos para fazer o reconhecimento da Escola. Na parte inferior da escola, há um local amplo e coberto, onde acontecem as feiras de ciências, a hora cívica, e algum eventual aviso a todos os alunos. Há uma sala de vídeo que estava em funcionamento com alunos assistindo a algum filme. Ideal para somente uma turma.
Não há porteiro na escola, e sim, serviço de monitoria com 2 monitoras em cada turno. Mas há um guarda que mora na escola e à noite a escola se encontra protegida. As monitoras têm uma sala para elas, porém, elas ficam circulando em toda a escola. Há uma sala de informática com computadores novos, prontos para uso, porém não são usados, pois o sistema instalado não é o habitual, e nenhum dos professores tem tempo hábil para “treinar” neste novo sistema, e, além disso, os alunos tem que aprender a usar o sistema também. À frente da sala da monitoria fica a sala da direção. Há salas de aula, com poucas aberturas, e as turmas são pequenas, de no máximo 25 alunos, que é mais ou menos o que uma sala comporta.
Há muitas salas que são depósitos, e não serviriam para dar aula, pois são pequenas. Há uma quadra de educação física coberta, o que é bom em dias de chuva, e em dias quentes protege os alunos do Sol, porém é bastante abafada. A atividade exercida é o futebol, pois não tem onde colocar vôlei ou basquete. Tem uma sala só para guardar os materiais de educação física. Há uma balança e é medido o IMC, colocado em uma tabela, para acompanhar cada aluno; algo muito interessante. Há um refeitório onde é servida a alimentação uma vez por turno. Há um bebedouro; tem 2 banheiros, com espelho, e estavam bem limpos. Eles ficam chaveados, e as chaves são retiradas com as monitoras. Não tem papel higiênico, nem sabonete, caso o aluno não trazer o papel de casa, as monitoras oferecem.
Na parte superior da escola fica a sala dos professores, é uma sala ampla e em bom estado de conservação, com banheiro. Há mais salas de aula, mais baixas que as outras e mais quentes também, e com poucas aberturas. Todas as salas possuem ventiladores. Há 2 banheiros desativados, e os alunos que quiserem ir a um banheiro devem ir lá em baixo. Estes banheiros desativados por vezes servem de depósito.
A biblioteca é maravilhosa, ampla, com muitos livros, mas já fazem 2 anos que não há bibliotecária na escola, portanto, fazem 2 anos que os alunos não podem retirar livros para leitura. Em relato da professora Elisa, isso faz bastante falta, pois antes os alunos eram sempre vistos com algum livro.
Em geral a escola é pequena, mas não se vê muito vandalismo, há poucas pichações, ou coisas escritas á caneta em portas ou nos murais de aviso, comum em qualquer escola estadual. Neste dia já não havia muitos alunos, os resultados finais de seus desempenhos já haviam sido passados.
Esta produção textual foi uma primeira percepção que pude ter sobre a escola, é uma pequena visão do que pude presenciar.


Anexo 2

Análise de um mesmo conteúdo de cinco diferentes livros didáticos do ensino de Ciências, de diversos anos escolares
por
Carine M M Pereira – Bolsista PIBID

Esta produção textual descreve a análise de um mesmo assunto abordado em diferentes livros didáticos, usados pelos alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental do Estado do Rio Grande do Sul.

O tema por mim escolhido foram os movimentos de rotação e translação, que eram abordados em todos os livros.

O livro Projeto Araribá – Ciências, da editora Moderna, da 5ª série (pág. 14 e 15), fala que a Terra é um dos planetas do Sistema Solar e que existem dois principais movimentos: rotação e translação. No movimento de rotação explica que a Terra gira em torno do seu próprio eixo, dura aproximadamente um dia; enquanto uma das faces da Terra está escura, a outra está clara, por isso foi que surgiram formas de medir o tempo. Fala sobre o movimento aparente do Sol, que na verdade é a Terra que está em movimento. Todas as explicações com ilustrações bem compreensíveis. Explica o movimento de translação que a Terra faz em torno do Sol, que dura aproximadamente uma ano, explica também por que há ano bissexto. Com uma bela ilustração, colorida e bem compreensível.

O livro Ciências O planeta Terra, de Fernando Gewandsznajder, do 6º ano (pág. 206), dá uma breve explicação de como os planetas estão organizados em suas órbitas, faz um comparativo usando o nosso cotidiano, como uma pizza (trajetória) cheia de azeitonas (planetas); para então explicar o movimento de translação, bem superficialmente em três pequenas linhas.  O movimento de rotação é explicado da mesma forma. Não há imagens ilustrativas para a melhor compreensão do tema, pois as palavras abordadas também são de difícil compreensão. Talvez com muita imaginação o aluno consiga entender os movimentos, mas se irá imaginar o correto, não podemos garantir.

O livro Ciências e o meio ambiente, de Carlos Barros e Wilson Paulino, do 6º ano (pág. 236 e 237), dá uma breve introdução de que os planetas são iluminados  e giram em torno do Sol. Há uma foto da Terra tirada pelos astronautas da missão Apollo, onde metade da Terra está iluminada e a outra não, explicando assim o movimento de rotação. Explica que o movimento de translação é a Terra em torno do Sol, também aborda o ano bissexto. Sem ilustração para a melhor compreensão do que é realmente o movimento de translação.

O livro Educação de Jovens e Adultos, do Ministério da Educação, do 6º ao 9º ano do ensino fundamental (pág. 366), é um livro multidisciplinar, cada disciplina com autores diferentes. Os temas abordados puxam bastante para pensarmos no nosso cotidiano. A explicação dada para o movimento de rotação é igual aos outros livros, e sem ilustrações. Para o movimento de translação a explicação também se iguala aos outros livros, porém engloba a força gravitacional, o calor nos hemisférios norte e sul e o porquê das estações serem diferentes na mesma época nestes hemisférios. Há uma pequena ilustração do movimento de translação.

Fazendo um comparativo com o mesmo tema abordado nestes diferentes livros, achei o livro Educação de Jovens e Adultos bem mais complexo, com compreensão mais difícil, porém, se tratando de educação para adultos, creio que a linguagem abordada é a ideal.
O livro Projeto Araribá foi o que eu mais gostei, pela forma em que ele abordou os temas, com explicações maravilhosas, com as ilustrações de fácil entendimento.
Os outros dois livros Ciências O planeta Terra e Ciências e o meio ambiente achei um tanto empobrecidos de explicações e de ilustrações.
Sendo livros para crianças creio que as abordagens devem ser ilustrativas, coloridas, que instiguem a curiosidade e que incluam as ciências no cotidiano e nas vivências dos alunos.



FOLHA PONTO PROGRAMA PIBID/  IFRS     - RS CAMPUS PORTO ALEGRE


Nome aluno bolsista: Carine M M Pereira




Rúbrica:....................................................................








Data
Entrada e Saída
Atividade desenvolvida
Atividade registrada em Ata




sim
não






03/12/2012
14:00
15:00
Primeira reunião sobre o PIBID no IFRS

x
11/12/2012
12:00
13:00
Reunião com as supervisoras do PIBID

x
18/12/2012
14:00
16:00
Reunião PIBID
x

19/12/2012
18:00
19:10
Produção textual 1
x

27/12/2012
11:25
12:00
Cadastro Blog + Ata
x

02/01/2013
16:20
18:10
Produção textual 2
x

09/01/2013
15:00
15:50
Relatório semestral
x

09/01/2013
16:00
17:00
Leitura da "Carta de Paulo Freire aos professores"

x
12/01/2013
11:30
13:00
Conclusão do relatório

x
14/01/2013
19:40
20:00
Conclusão da folha ponto

x