REGISTROS ALUNOS PIBID



MOSTRA 2011 E 2012
Leandra B Leal


Participei das duas mostras na Escola Rio Grandes do Sul. Desde a primeira foi perceptível a dedicação e comprometimento dos alunos.

            Na mostra de 2011 participamos como banca julgadora e propomos uma oficina, na qual utilizaríamos um dos kits construídos. Combinamos que as três duplas de avaliadores passariam em todos os trabalhos. Mas isso não foi possível, pois o tempo não era o suficiente e por isso tivemos que separar os trabalhos para que fosse possível avaliar todos até o meio dia. O que acabou comprometendo nossa participação com a oficina, que acabou sendo suspensa. Mesmo com esses pequenos problemas a Mostra foi um sucesso que o grupo se orgulhou muito de ter participado. E que serviu de experiência para a Mostra deste ano.

            Na Mostra 2012 nos organizamos em três duplas de avaliadores novamente, mas cada dupla ficaria responsável por um trabalho. A oficina proposta sobre o sistema digestório foi construída para o evento, ficando um dos bolsista pibidianos responsável por ela durante o evento. Foi apresentado também fósseis de dinossauros emprestados pela “Jardim Botânico”.

            A experiência da mostra anterior nos permitiu prever e organizar melhor os acontecimentos. Resultando em um sucesso ainda maior que o ano anterior. Os trabalhos apresentados também foram de qualidade superior e a participação de pais aumentadou de forma significativa. Para o próximo ano já surgiram algumas idéias do grupo, afinal nosso desafio e que os resultados da Mostra de supere a cada ano.







RELATÓRIO DE ATIVIDADE – 26 DE MARÇO DE 2012

BOLSISTAS: GRACIELA FARIAS BIKOSKI, OLGA DA ROSA PEREIRA, 
LEANDRA BORBA LEAL.
PLANO DE AULA APLICADO
TEMA: UNIDADES E MEDIDAS

A atividade foi realizada no dia vinte seis de março de dois mil e doze pelas alunas bolsistas do PIBID Graciela, Olga e Leandra em duas turmas da 8ª série, utilizando-se um período para cada uma das turmas, com média de 20 alunos por sala.
Desenvolvemos um plano de aula para contribuir com a aprendizagem dos alunos sobre o tema “Unidades e medidas”, orientadas pela professora Elisa. A realização desta atividade teve como objetivo principal, a reflexão sobre os conceitos de grandezas e suas medidas, a compreensão de que nas medições as grandezas sempre devem vir acompanhadas de unidades, e que o ato de medir é comparar duas grandezas de mesma espécie, verificando quantas vezes uma contém a outra (unidade de medida).
Inicializamos a aula destacando o assunto a ser trabalhado com a turma e em seguida a apresentação de um vídeo sobre medições. Após solicitamos aos estudantes que formassem grupos para a realização da atividade “Trabalhando com medidas e instrumentos de medida” que tinha como objetivo o registro de cinco medidas significativas em uma folha quadriculada; da sala de aula, do quadro, da porta, da mesa e de um livro; (sugerimos que realizassem as medidas com a régua, polegada, e com trena disponibilizadas por nós). A outra atividade era uma demonstração, colocando-se 30 ml de água em uma proveta e acrescentando um objeto para observação da mudança do nível da água.
Observamos o interesse por parte da maioria dos alunos na realização desta atividade e a importância da compreensão deste assunto na comparação com situações cotidianas.
Nas duas turmas da 8ª série em função do tempo de apenas um período, não foi possível a realização da atividade demonstrativa. A realização da atividade na primeira turma não foi tão satisfatória quanto na segunda turma, onde pudemos melhorar a partir das orientações da professora.
Foi uma experiência incrível, muito importante para a nossa aprendizagem e para experimentar como funciona a preparação de uma aula e aplica-la na prática, foi especial também para verificarmos que nem sempre a aula vai fluir como planejado e principalmente perceber que podemos fazer uma auto – avaliação, uma reflexão do que ainda podemos melhorar e adequar o assunto para as próximas aulas.




Aula Prática sobre Rochas com alunos de 6º ano em 26-04-2012
Alunos monitores PIBID Olga e Rudá


registro do plano de aula e observações dos alunos PIBID










AULA PRÁTICA CUIDADOS EM LABORATÓRIO E VIDRARIAS EM 2011







RELATÓRIO DE ATIVIDADE - MARÇO E ABRIL 2012
BOLSISTA: RUDÁ DE SOUZA ROVEDA

DATA: 26 de março de 2012
ATIVIDADE:
<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->Aula expositivo-dialogado com 6ª série com o tema: “Evolução”.

PLANO DE AULA APLICADO: ANEXO I
RELATÓRIO:
A aula foi ministrada em um período para cada turma de 6ª série. Esteve presentes a média de 20 alunos em cada sala. Iniciou-se com a fala da Profª regente me apresentando como Professor- monitor e destacando a importância do assunto tratado. O Plano de aula foi construído especificamente para o conteúdo “Evolução”, baseado no livro didático que estavam usando.  O mesmo plano de aula passou pela supervisão da Coordenadora Geral do PIBID bem como pela professora orientadora do PIBID. Diante do tema Evolução propusemos a utilização de imagens da série de desenho animado “POKEMON” para ilustrar sem perder a qualidade científica do conteúdo, o tema proposto. Todas as duas turmas demonstraram interesse pelo modo como estávamos abordando o conteúdo da aula e a forma como estávamos envolvendo as discussões. Sem perdermos o rumo da lógica pudemos desenvolver um caráter filosófico a respeito de como a Ciência trata da construção de hipóteses e da averiguação das mesmas para a formulação em teoria. Me surpreendi com o tamanho conhecimento a respeito dos vocábulos comuns dentro da área de evolução e dos frequentes erros conceituais a respeito do que seja “Evoluir”, “Desenvolver” e “Melhorar”. Igualmente os termos “adaptação” e “seleção natural“ foram muito bem focados para que tivessem a noção geral desses vértices do tema “Evolução”. Por fim a atividade foi encerrada realizando os exercícios do livro didático onde os estudantes não apresentaram dificuldades na sua resolução. Logo encerrou-se o período e me senti satisfeito, um tanto quanto cansado pensando que eu poderia ter organizado de outras maneiras a aula, mas foi essencial entender como é o processo de montar uma aula e aplica-la.
DATA: 12 de abril de 2012
ATIVIDADE:
<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->Aula expositivo-dialogado com duas 8ª séries com o tema: “Construção histórica do desenvolvimento do modelo atômico”.

PLANO DE AULA APLICADO: ANEXO II
RELATÓRIO:
 A aula foi ministrada primeiramente com uma 8ª série, em um período, e com outra 8ª série em dois períodos. Foi planejada a atividade conforme o tema “Construção história do desenvolvimento do modelo atômico” e pude igualmente aplicar uma atividade que foi realizada comigo em sala de aula, numa das componentes curriculares do curso. Igualmente o plano de aula foi analisado pelas professoras orientadoras da escola bem como a Professora Coordenadora do PIBID. Com as duas 8ª séries a postura teve que ser a de um estudante ciente da sua influência frente à visão que os jovens constroem a respeito da Ciência. As questões realizadas ao longo do tema não se encerravam somente sobre o modelo atômico e sua história, mas também a respeito dos princípios da física, a relação entre filosofia e ciência, história da Ciência. Foram realizadas duas atividades que estão expressas no plano de aula (anexo) e senti-me muito bem acolhido pelos alunos. Enfim a atividade transcorreu no mais alto nível de qualidade que uma oitava séries poderia vivenciar, isso porque os estudantes encontram motivações para moverem em si o conhecimento. Foi uma experiência impar.


DATA: 26 de abril de 2012
ATIVIDADE:
<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->Aula prática com 6ª ano com o tema: “Tipos de Rochas”.

PLANO DE AULA APLICADO: ANEXO III
RELATÓRIO:
O plano de aula foi analisado já pela professora orientadora pois usamos um plano de um dos Kits que uma das componentes do grupo PIBID produziu. Foi uma aula prática, na sala de ciências mesmo, onde duas turmas de 6º ano, uma por período, realizaram testes práticos com diversos exemplares de rochas sedimentares, magmáticas e metamórficas. Foi intrigante observar o meio com que os estudantes postam seus conhecimento, como utilizam os conceitos aprendidos em aula, pois já haviam tido aulas sobre rochas, e como se relacionavam com a postura que tinham sobre a Ciência. Usaram diversos matérias, vidro para riscar a rocha (teste de dureza), lupa para visualizar melhor a formação e cores que compunham a rocha, entre outros materiais. Através dessa aula podemos entender a importância de uma aula prática para a construção do conhecimento e para a vinculação com as “coisas” do dia-a-dia. Estive eu e outra colega do PIBID realizando a atividade e conseguimos nos unir para criar o companheirismo que deve existir entre dois professores. Muito satisfatório a aula e o “feedback” das crianças.


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RELATÓRIO DOS BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – 2011/02
PIBID – CAPES/IFRS

·         Agosto:
    Reunião no IFRS/POA, com a Coordenadora do PIBID professora Michelle e a professora Marilise da E.E.E.F. ERGS, neste dia foram realizados apresentações, discussão e reflexão sobre a proposta do PIBID em proporcionar aos alunos e professores uma proposta de trabalho pautada na aplicação de aulas práticas formuladas pelos bolsistas e orientados pelos Professores Orientadores. Foi colocada pela Professora Michelle as atribuições de trabalho dos bolsistas além das datas gerais ao desenvolvimento do projeto “Vivências Docentes Compartilhadas”. Como opções de registro semestral a Coordenadora do Projeto propôs diário de campo, transcrição de entrevistas realizadas pelos bolsistas, relatório de atividades, portfólio de vivências docentes seguindo as seguintes datas: 31 de janeiro de 2012, 31 de julho de 2012, 31 de janeiro de 2013 e 31 de julho de 2013; 
        Visitou-se a Escola Estadual de Ensino Fundamental do Estado do Rio Grande do Sul para identificação do ambiente escolar que será realizado o projeto. Fomos informados que a escola não tem espaço reservado para laboratório, mas possuem materiais guardados em depósito, para desenvolver algumas atividades iniciais. Desta forma organizou-se um cronograma para o primeiro semestre de trabalho a ser desenvolvido em reuniões dos bolsistas e reuniões dos bolsistas junto ao Professor Orientador.


·         Setembro:
         Houveram alterações no cronograma construído no mês de setembro das atividades a serem desenvolvidas na escola e das reuniões do grupo para analise dos livros didáticos sugeridos pela professora Marilise, baseado em pesquisas realizadas pelos bolsistas em livros de recursos didáticos, paradidáticos e artigos sobre ensino de ciências o que resultou na construção de um texto reflexivo. 
    Iniciamos nossa primeira experiência relacionada às dificuldades encontradas nos ambientes escolares, onde organizamos e limpamos no período da tarde o espaço (um sanitário desativado para tornar-se depósito dos materiais, e espaço para ser de uso exclusivo dos integrantes do PIBID) que servirá de referência para o desenvolvimento de nossas atividades, além da separação, limpeza e inventário dos materiais que serão organizados nos laboratórios.
      Discutimos sobre os livros e modelos didáticos e organização das oficinas para Feira de Ciências que será no dia 05 de novembro 2011. Os Bolsistas ficaram encarregados de pesquisar e elaborar 03 propostas de baixo-custo e fácil assimilação de práticas em química e/ou física, possíveis de serem realizadas com o material disponível na escola, conforme solicitada pela Professora Orientadora. Ocorreu organização do relatório (aspectos gerais observados na escola) para ser entregue no dia 30/09/2011
  • Outubro:
    Foram oferecidos livros didáticos para que analisássemos o conteúdo curricular e a forma que os autores apresentam esse conteúdo. As análises foram realizadas voluntariamente pelos bolsistas. Ao realizar a leitura dos livros sem o compromisso de preparo para avaliação conseguimos, sobretudo fazer descobertas com relação a conteúdos até então desconhecidos ou sem nenhum significado para nós. A única condição é tornar essas leituras significativas e de localizar dados que nos interessam. Através destes estudos buscamos compreender o livro como ferramenta de ajuda para o planejamento das aulas e de instrumento motivador para leitura dos alunos. 
                Estivemos construindo questões para o questionário de concepções prévias. Discutiram-se as perguntas pertinentes aos objetivos do grupo nesse primeiro momento que é o de reconhecer idéias dos estudantes sobre o papel da ciência dentro da escola e a relação deles com o conteúdo de ciências da natureza, concepções sobre o ensino de ciências, as dificuldades e as expectativas que tem com relação aos conteúdos. O grupo pretende com essa pesquisa estreitar o diálogo analisando as concepções dos alunos sobre a aprendizagem de ciências e o que esperam dos estudos. Também estaremos desenvolvendo atividades juntamente com os professores para tornar as aulas de ciências mais dinâmicas e significativas. O que for percebido através da analise dos questionários será proposto em atividades para sanar as dificuldades dos alunos.
                Elaborou-se o cronograma de aplicação do instrumento e dos responsáveis pela aplicação. Imprimimos 170 cópias de autorizações para serem entregues pela Professora Marilise aos alunos da 6ª, 7ª e 8ª séries. Não sabíamos sobre a utilização de recursos para impressão e fizemos com nossa verba e pegamos nota de prestação de serviço. No dia 17 aplicou-se o questionário com as séries finais do ensino fundamental. Reunimo-nos para o levantamento dos dados onde cada um de nós, bolsistas, ficamos responsáveis por uma série do ens. fundamental (5ª – 6ª – 7ª e 8ª).
    Realizou-se a reunião de todos os alunos do Projeto PIBID com a Professora Michelle para acertar alguns pontos a respeito do desenvolvimento do trabalho nesse primeiro semestre e fazer combinações sobre as atividades de aproximação e interação com os alunos, professores e reconhecimento físico da escola.  É possível aplicar atividades de comum acordo, planejar, realizar questionários. Sugere-se a utilização do logo da CAPES em todas as atividades (questionários, pôsteres, entrevistas, autorizações). Qualquer autorização para os alunos participarem de pesquisas deve ser solicitada a Professora Michelle, pois existe um modelo padrão.
    Estamos com os questionários para análise, mas não podemos começar por que estão faltando algumas autorizações. Estamos construindo recursos didáticos sobre os seguintes assuntos: moluscos, núcleo celular, óptica – refração e reflexão, minerais e rochas e métodos contraceptivos. Estipularam-se para o mês de novembro nova construção de práticas baseadas no levantamento das concepções prévias dos estudantes.
    Realizaram-se as seguintes práticas de laboratório sobre “Segurança no Laboratório” e “Vidrarias” com as turmas 71 e 72.





Reuniões: novembro e dezembro



RELATÓRIO DOS BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID – CAPES/IFRS Novembro – Iniciamos a tabulação das informações da pesquisa sobre as percepções dos alunos. Analisamos as expectativas e dificuldades referentes ao estudo de ciências. Notamos que os alunos percebem informações sobre ciências nos programas de TV, um dos citados foi o Globo Ciências e os temas que mais chamam atenção são aquecimento global, poluição, ecologia e reciclagem. Também o que é muito destacado pela mídia, por exemplo: explosão da usina nuclear no Japão, Toddynho contaminado e descoberta de fósseis. Os alunos que demonstraram expectativas relacionadas ao estudo de ciências mencionam o futuro profissional. Estamos construindo atividades pedagógicas referentes aos temas: bioquímica e tabela periódica que serão apresentadas individualmente na UAI e os recursos didáticos utilizados serão remodelados e adequados ao ensino de ciências nas séries finais do ensino fundamental. Nosso interesse em propor as atividades que estamos desenvolvendo em nossa componente segue as orientações das professoras, para atender as dificuldades encontradas pela professora citadas na entrevista e a dificuldade de compreensão por parte dos alunos. A partir das informações que obtivemos através das percepções dos alunos sobre tabela periódica, sistema nervoso e endócrino. E elaboramos propostas com os recursos: apresentação oral, jogos, utilização de livro didático e paradidático. Uma proposta é a construção de uma tabela periódica com os alunos da 8ª série (9º ano) mediada pela professora e pelos alunos do PIBID. Utilizaremos textos do cotidiano dos alunos para que percebam o quanto a química está presente em suas vidas. Nas atividades sobre vidrarias e segurança em laboratório percebemos o quanto os alunos são curiosos e participativos fazendo associações referentes a utilização dos materiais; também demonstraram interesse em mais aulas práticas. Nosso desafio no dia 30/11 foi a participação na Mostra de Trabalhos. Pela manhã os alunos apresentaram seus trabalhos desenvolvidos em ciências e nas outras disciplinas. A apresentação realizou-se para a comunidade escolar e foram observados por professores e pelos alunos do projeto PIBID, seguindo critérios pré-estabelecidos pelos professores da escola. Esta atitude não visava julgar ou classificar os trabalhos apresentados, mas verificar o que pode ser modificado para a próxima mostra. No turno da tarde também houve apresentação de algumas práticas para os alunos das séries iniciais, pelo licenciando Rudá. Todos os alunos que apresentaram seus trabalhos receberam medalhas e atestados de participação. Dezembro - Ficamos mais integrados com os alunos, professores e direção após a participação na mostra de trabalhos. Interagimos com os alunos apresentando seus experimentos e o relato de suas percepções sobre as atividades. Outro ponto é o caráter interdisciplinar de uma mostra sobre ciências, por que ao fazer as demonstrações os alunos recorrem às artes, ao português, a história, aos conhecimentos matemáticos e desenvolvem a comunicação escrita e oral. Observamos que a escola tem bom espaço físico para serem realizadas atividades fora do ambiente sala de aula, mas falta adequação, organização do ambiente para que fique mais agradável. Neste final de semestre estamos percebendo o quanto nossas ações através deste projeto tem nos favorecido em nossa aprendizagem acadêmica. Quando estamos planejando uma atividade, procuramos articular com o que está sendo proposto nas reuniões com a professora orientadora. Estamos dando mais significado aos conteúdos científicos, as teorias pedagógicas e as propostas dos PCNs. Entendemos que através destas compreensões estamos desenvolvendo processos reflexivos fundamentais para qualificar a aprendizagem. Para o próximo semestre receberemos os planos de curso que servirão para facilitar a organização das atividades a serem desenvolvidas com os alunos. Estamos assumindo o compromisso de nos preparar através de recursos oferecidos pela professora que são livros didáticos e paradidáticos, DVDs do MEC, documentários e filmes. Através do estudo destes materiais elaboraremos jogos para o ensino médio e fundamental. Observaremos questões referentes à teoria/conteúdos, contexto histórico e o tempo dos filmes. Na análise dos livros buscaremos destacar experimentos possíveis com as vidrarias e outros materiais de fácil aquisição e que possam ser desenvolvidos em sala de aula, visto que ainda não temos laboratório. Também pretendemos propor atividades práticas que favoreçam os alunos fazerem contextualizações e que valorizem a sua atuação/participação.

















PIBID/CAPES – IFRS/E.E.E.F.E.R.G.S.
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA – by Rudá Roveda – 05/12/2011
No dia 5 de dezembro de 2011 apliquei uma aula prática com o tema segurança no laboratório. Foram dois períodos de 45 minutos cada, junto à turma de oitava série 82. A aula correu muito bem, pois os alunos se mostravam interessados para com o tema que explica procedimentos e medidas que devem ser tomados ao adentrar num laboratório de ciências e os porquês dessas práticas de segurança; Os estudantes foram divididos em duplas onde receberam o conteúdo da aula escrita em três folhas. Iniciei a aula me apresentando como sendo aluno do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, campus Porto Alegre, bem como os nossos objetivos daquela manhã que eram compreender o funcionamento de um laboratório bem como as precauções que devem ser tomadas antes, durante e após o trabalho nesse local. Utilizei da modalidade didática aula expositiva dialogada onde todos os estudantes apresentavam-se participativos no decorrer do trabalho. Utilizei da contextualização para explicar o porquê das vidrarias e que as mesmas encontram-se em porte menos complexo nas cozinhas de nossas casas. Expus a origem da química como alquimia e da busca pelo transformar matéria em ouro. Falamos a respeito da termodinâmica e da troca de calor entre os sistemas fechados e abertos. Pudemos realizar a leitura do texto que orienta como proceder antes, durante e após o trabalho dentro do laboratório. Realizamos o exercício de identificação das vidrarias. Os dois períodos foram produtivos e gostaria muito em repetir essa experiência.

PIBID/CAPES – IFRS/E.E.E.F.E.R.G.S.
RELATÓRIO DE PARTICIPAÇÃO DA Iª MOSTRA DE CIÊNCIAS – by Rudá Roveda 05/12/2011
No dia 30 de novembro de 2011, no período da tarde, estive como expositor, para as 10 turmas de 1ª à 4ª série, dos trabalhos realizados pelos estudantes de 5ª à 8ª série. Foi uma tarde proveitosa para a minha prática docente. Eram crianças de 7 à 12 anos divididos em suas respectivas séries e tive que desenvolver uma capacidade de linguagem científica que compreendessem sem alterar a natureza do conteúdo científico. Temas como universo, atmosfera, vulcões, digitais, célula, gravidade e pressão atmosférica foram temas tratados baseados nas maquetes e cartazes construídos pelos alunos que apresentaram na Iª Mostra de Ciências da Escola. Fiquei muito satisfeito com a minha prática e o apoio da Professora Marilise foi fundamental para me proporcionar segurança e confiança no trabalho. Espero novamente poder repetir essa experiência que foi aproximar a Ciência a esses estudantes.



MOSTRA DE CIÊNCIAS EEEF RIO GRANDE DO SUL.
Novembro de 2011
Apresentação
        Neste relatório, serão tecidas considerações sobre a participação das bolsistas do PIBID Leandra Borba Leal e Luisa Moraes Brum na Mostra de Ciências que ocorreu no dia 30 de novembro de 2011 na EEEF Rio Grande do Sul.
Desenvolvimento
         A Mostra de Ciências é um evento importante na escola, pois proporciona uma maior participação da comunidade escolar. Sendo este o momento onde os alunos apresentam trabalhos que exigiram dedicação para estudo e investigação, busca de informações, além da preparação para a comunicação oral (Hartmann, 2009).A realização deste evento traz benefícios para os estudantes e professores. Além de mudanças positivas nos trabalhos em ciências como o crescimento pessoal e a ampliação dos conhecimentos, a ampliação da capacidade comunicativa devido à troca de idéias, ao intercâmbio cultural e ao relacionamento com outras pessoas, mudanças de hábitos e atitudes com o desenvolvimento da autoconfiança e da iniciativa, bem como a aquisição de habilidades como abstração, atenção, reflexão, análise, síntese e avaliação, o desenvolvimento da criticidade, maior envolvimento e interesse e, consequentemente, maior motivação para o estudo de temas relacionados à ciência, maior politização dos participantes devido à ampliação da visão de mundo, à formação de lideranças e à tomada de decisões durante a realização dos trabalhos( Hartmann, 2009 apud Mancuso, 2000; Lima 2008).

A Mostra de Ciências na EEEF Rio Grande do Sul
        A Mostra de Ciências foi uma oportunidade dos alunos apresentarem trabalhos construídos com a orientação de alguns professores. Uma das exigências foi que os alunos realmente soubessem sobre o assunto, demonstrando envolvimento e dedicação no desenvolvimento do trabalho. As bolsistas do PIBID Leandra B.L. e Luisa M. B. participaram, juntamente com mais duas professoras, na comissão julgadora. Onde os itens organização, apresentação, participação, comportamento dos alunos e foram considerados na avaliação. Foram considerados como pontos positivos do evento a qualidade dos trabalhos e o envolvimento dos estudantes. Embora a Mostra de Ciências tenha sido organizada em pouco tempo, o evento ocorreu razoavelmente bem. Alguns pontos negativos foram percebidos durante sua realização como a localização dos estandes, o tempo necessário para avaliação pela comissão julgadora, e a necessidade de momentos reservados para apresentação de oficinas (artes e óptica). Entretanto estes acontecimentos permitem a reflexão para a organização da Mostra seguinte, servindo como aprendizado para os envolvidos.

Conclusão
         Este tipo evento oportuniza o desenvolvimento de habilidade e competências diferente do modo que ocorreria dentro da sala de aula. Além de proporcionar o trabalho em equipe entre os professores na organização do evento. Consideramos nossa vivência nesta mostra de ciências uma grande oportunidade de aprendizagem na nossa formação como futuras professoras. Demonstrando que ensino e aprendizagem não ocorrem somente dentro da sala de aula.
Referências
* Hartmann , Ângela Maria; Zimmermann Érika. FEIRA DE CIÊNCIAS: A INTERDISCIPLINARIDADE E A CONTEXTUALIZAÇÃO EM PRODUÇÕES DE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO. Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2009. Disponível em http://www.foco.fae.ufmg.br/pdfs/178.pdf
* MANCUSO, R. Feiras de ciências: produção estudantil, avaliação, consequências. Contexto Educativo. Revista digital de Educación y Nuevas Tecnologias, n. 6, abr. 2000. Disponível em: < http://contexto-educativo.com.ar/2000/4/nota-7.htm>
* HARTMANN, A. M.; ZIMMERMANN, E. O trabalho interdisciplinar no Ensino Médio: a
reaproximação das “Duas Culturas”. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – Florianópolis, 2009 Ciências, ano 4, v. 7, n. 2, 2007. Disponível em: <www.fae.ufmg.br/abrapec/revista/index.html





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