quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Ar-prática (releitura)





                           
                                                                  


Aluna PIBID: Millena Melo dos Santos
Professora supervisora bolsista PIBID: Marilise Aroni


Roteiro aluno
Nome:_________________________________    Turma_____   Data__/__/__  

Experimento 1
Materiais: 2 balões iguais; 1 cabide; bomba para encher o balão.




Registro aluno
Perguntas:
1.      O ar tem peso?Justifique. __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Metodologia
Passo1: encher um dos balões e esquecer o outro;
Passo2: pendurar o balão cheio em um lado do cabide;
Passo3: pendurar o balão vazio no outro lado do cabide;
Passo4: segurar o cabide no meio. Observar a sua reação.

Registro após o experimento:
Perguntas:
2.      O ar tem peso?Justifique. __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3.      Quando vamos nos pesar e enchemos o pulmão de ar, estamos mais pesados ou leves, do que se estivéssemos com o pulmão vazio. Justifique. __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4.      Quantos balões vazios têm que colocar para que a balança se iguale? Nesta comparação quem é mais leve vários balões vazios ou o balão cheio? Justifique. __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5.      Quando enchemos dois balões iguais, o que irá acontecer com a “balança”? Ilustre.










Experimento 2
Materiais: 1prato fundo; 1cola; 1isqueiro; Garrafa com água; Vidro tipo cilindro

Registro aluno
Perguntas:
1.      O ar parado pode apagar uma vela? Justifique ._________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Metodologia
Passo1: colar a vela no prato fundo (pode ser colada com a própria cera);
Passo2: colocar a água dentro do prato;
Passo3: acender a vela com o isqueiro;
Passo4: cobrir a vela com o vidro, tipo cilindro. Observar o que ocorre.

Registro após o experimento
Perguntas:
2.      O ar parado pode apagar a vela? Justifique a sua resposta. __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3.      Porque a água entra no copo? __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4.      Que tipo de gás tem dentro do copo? __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5.      Porque ao vermos uma pessoa pegando fogo a cobrimos com cobertores e  não  a deixamos sair correndo? __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



Experimento 3

Materiais: 1 fio de cabelo, 1 palito de churrasco, 1 alfinete, 1 tabela já pronta (umidade relativa do ar), 2 termômetros,
     1 isqueiro, 1 gelo.

Registro do aluno
Perguntas:
1.       O que é umidade relativa do ar? ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
       ____________________________________________________________________________
Metodologia
Passo1: Encaixar o palito de churrasco no lugar já determinado;
Passo2: colocar o fio de cabelo e amarrá-lo na ponta do palito de churrasco;
Passo3: aproximar o fogo do cabelo e observar o que ocorre;
Passo4: aproximar o gelo do cabelo e observar o que ocorre.

Registro do aluno após o experimento
Perguntas:
2.       O que acontece quando aproximamos o fogo do cabelo? Justifique. ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3.       O que acontece quando aproximamos o gelo do cabelo? Justifique. ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4.       O que acontece com o nosso cabelo diariamente comparando 5 dias atrás com o dia de hoje? ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5.       Qual a umidade relativa do ar se estivesse marcando 8ºc? _______________________________________________________________________________________
6.       Supondo que a umidade relativa do ar for 62 qual a temperatura que está marcando? ____________________________________________________________________________________



Experimento 4 – Segunda possibilidade de experimentação.







Materiais: Dois termômetros, tábua (8cm x 3cm x 1cm), ripa (1cm x 1cm x 30cm), Arame de 5cm e
 2mm, furador , canivete, linha, vidro pequeno, tabela, água e gaze ou algodão.

Metodlogia
—       O aparelho está pronto para funcionar.
—       Observe que os termômetros marcam temperaturas diferentes.
—       Estimule os alunos a observarem qual é a menor temperatura e relacionarem este fato com a experiência 051.
—       Com a tabela anexa, pode-se calcular a umidade relativa,olhando a temperatura dos dois termômetros:
           ts=temperatura do termômetro seco.
            tu = temperatura do termômetro úmido.     
Umidade Relativa do Ar
(Dt = ts - tu)

            Exemplo: ts = 20 0C  e tu = 17 0C ==> Dt = (20 - 17) oC = 3 oC
—       Buscamos na coluna ts, 20oC, e na linha Dt, 3oC; na interseção de ambas, achamos 74; a umidade relativa será = 74%
Perguntas:
Faça a observação dos dois termômetros e a seguir responda:
1-      Qual a umidade relativa do ar nesse momento? ____________
2-      Como você chegou a essa quantificação?__________________________________________________
_______________________________________________________________________________________



Nenhum comentário:

Postar um comentário