Aluna PIBID: Millena Melo dos Santos
Professora supervisora bolsista PIBID: Marilise Aroni
Roteiro aluno
Nome:_________________________________ Turma_____
Data__/__/__
Experimento 1
Materiais:
2 balões iguais; 1 cabide; bomba para encher o balão.
Perguntas:
1.
O
ar tem peso?Justifique.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Metodologia
Passo1:
encher um dos balões e esquecer o outro;
Passo2:
pendurar o balão cheio em um lado do cabide;
Passo3:
pendurar o balão vazio no outro lado do cabide;
Passo4:
segurar o cabide no meio. Observar a sua reação.
Registro após o experimento:
Perguntas:
2.
O
ar tem peso?Justifique.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3.
Quando
vamos nos pesar e enchemos o pulmão de ar, estamos mais pesados ou leves, do
que se estivéssemos com o pulmão vazio. Justifique.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4.
Quantos
balões vazios têm que colocar para que a balança se iguale? Nesta comparação
quem é mais leve vários balões vazios ou o balão cheio? Justifique.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5.
Quando
enchemos dois balões iguais, o que irá acontecer com a “balança”? Ilustre.
Experimento 2
Materiais: 1prato
fundo; 1cola; 1isqueiro; Garrafa com água; Vidro tipo cilindro
Registro aluno
Perguntas:
1.
O
ar parado pode apagar uma vela? Justifique
._________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Metodologia
Passo1:
colar a vela no prato fundo (pode ser colada com a própria cera);
Passo2:
colocar a água dentro do prato;
Passo3:
acender a vela com o isqueiro;
Passo4:
cobrir a vela com o vidro, tipo cilindro. Observar o que ocorre.
Registro após o experimento
Perguntas:
2. O ar parado pode apagar a vela?
Justifique a sua resposta.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. Porque a água entra no copo? __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4. Que tipo de gás tem dentro do copo?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5. Porque ao vermos uma pessoa pegando
fogo a cobrimos com cobertores e não a
deixamos sair correndo? __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Experimento 3
Materiais: 1
fio de cabelo, 1 palito de churrasco, 1 alfinete, 1 tabela já pronta (umidade
relativa do ar), 2 termômetros,
1 isqueiro, 1
gelo.
Registro do aluno
Perguntas:
1.
O
que é umidade relativa do ar?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
Metodologia
Passo1:
Encaixar o palito de churrasco no lugar já determinado;
Passo2:
colocar o fio de cabelo e amarrá-lo na ponta do palito de churrasco;
Passo3:
aproximar o fogo do cabelo e observar o que ocorre;
Passo4:
aproximar o gelo do cabelo e observar o que ocorre.
Registro do aluno após o experimento
Perguntas:
2. O que acontece quando aproximamos o fogo do
cabelo? Justifique.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. O que acontece quando aproximamos o gelo do
cabelo? Justifique.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4. O que acontece com o nosso cabelo
diariamente comparando 5 dias atrás com o dia de hoje?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5. Qual a umidade relativa do ar se estivesse
marcando 8ºc? _______________________________________________________________________________________
6. Supondo que a umidade relativa do ar for 62
qual a temperatura que está marcando?
____________________________________________________________________________________
Materiais: Dois termômetros,
tábua (8cm x 3cm x 1cm), ripa (1cm x 1cm x 30cm), Arame de 5cm e
2mm, furador , canivete, linha, vidro pequeno,
tabela, água e gaze ou algodão.
Metodlogia
— O
aparelho está pronto para funcionar.
— Observe
que os termômetros marcam temperaturas diferentes.
— Estimule
os alunos a observarem qual é a menor temperatura e relacionarem este fato com
a experiência 051.
— Com
a tabela anexa, pode-se calcular a umidade relativa,olhando a temperatura dos
dois termômetros:
ts=temperatura
do termômetro seco.
tu = temperatura do termômetro úmido.
Umidade
Relativa do Ar
(Dt = ts - tu)
(Dt = ts - tu)
Exemplo: ts = 20 0C e tu = 17 0C ==> Dt = (20 - 17) oC = 3 oC
— Buscamos
na coluna ts, 20oC, e na linha Dt, 3oC; na interseção de ambas, achamos 74; a
umidade relativa será = 74%
Perguntas:
Faça a observação dos dois termômetros e a seguir
responda:
1-
Qual a umidade relativa do ar nesse momento?
____________
2-
Como você chegou a essa
quantificação?__________________________________________________
_______________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário