Plano de Aula:
Sistema Circulatório, 7º Ano. (Releitura)
Ione
Kempka
Objetivos
1) Relacionar a circulação ao funcionamento do
organismo.
2) Perceber o funcionamento da circulação por
meio de uma atividade física.
3) Diferenciar os batimentos cardíacos em
repouso e em atividade física.
Introdução
O sistema circulatório humano é constituído
pelo coração, os vasos sanguíneos (artérias, veias e capilares) e o sangue.
O coração é o órgão que bombeia o sangue a
todas as partes do corpo. As artérias levam o sangue que sai do coração, as
veias trazem o sangue de volta ao coração e os capilares são vasos finíssimos
(espessura de um fio de cabelo) responsáveis pela troca de gases e nutrientes
entre o sangue e o meio interno.
A circulação do sangue é contínua, passando
duas vezes pelo coração (circulação dupla) antes de fazer um ciclo completo.
Pode-se dividir o sistema circulatório em dois segmentos: circulação pulmonar e
sistêmica.
Materiais
.
Estratégias
1) Leitura prévia do texto.
2) Discussão sobre o texto, garantindo o
esclarecimento de dúvidas.
3) Solicitar aos alunos que formem duplas.
3.1 Sugerir que um aluno do grupo faça um
exercício físico, como uma corrida no pátio da escola, e o outro em repouso,
para que seja possível a observação dos
batimentos cardíacos.
4) Informar que um dos aluno da dupla vai usar
o cronômetro (relógio ou celular) para marcar os batimento cardíacos de seu
colega.
5) Registrar no caderno, conforme sugestão
abaixo:
Nome
do aluno 1
|
Nome
do aluno 2
|
|
Batimentos
antes da corrida
|
||
Batimentos
depois
|
7) Escolher o aluno que realizará a atividade.
8) Informar onde e como se verifica o batimento cardíaco
(sentir a pulsação do pulso ou do pescoço).
9) O outro colega vai marcar os batimentos antes de se
iniciar a atividade física e anotar na tabela.
10) Solicitar que o aluno realize uma corrida, o mais rápido
possível, numa distância de trinta metros (ida e volta).
11) No seu retorno, seu colega vai contar imediatamente os
batimentos cardíacos e registrar no caderno.
12) Realizar o mesmo procedimento com os outros alunos.
REFERÊNCIAS:
htmhttp://www.sobiologia.com.br/conteudos/Corpo/Circulacao.php
Nenhum comentário:
Postar um comentário