quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Reconhecimento do espaço escolar na escola estadual de ensino fundamental Estado do Rio Grande do sul

Aluna bolsista PIBID: Millena Melo dos Santos
Professora supervisora bolsista do PIBID: Marilise Aroni

Reconhecimento do espaço escolar
Escola Estadual de Ensino Fundamental Rio Grande do Sul


Local de iniciação a docência: Escola Estadual de Ensino Fundamental Rio Grande do Sul.
Número de alunos: 429
Turnos atendidos: Manhã e tarde sendo, o turno da manhã 6º ao 9º ano e tarde 1º ao 5º ano.


Quanto ao espaço físico: Prédio velho, pichado, com pouca acessibilidade para cadeirantes, contendo sala de recursos para deficientes. Os alunos ficaram por três anos sem biblioteca os livros voltaram a ser catalogados e emprestados para os discentes neste ano.
Na entrada principal a rampa de acesso a cadeirantes, possui buracos e está inclinada em uma posição que necessita de uma pessoa para empurrar a cadeira de rodas. Caso possua necessidade de um aluno cadeirante utilizar à biblioteca a possibilidade é nula, pois não existe rampa para o segundo andar.
A biblioteca pelas novas leis só pode ser utilizada se a escola possuir um técnico em biblioteconomia ou alguém que apresente ensino superior no mesmo. Até pouco tempo por estes motivos decorrentes a biblioteca ficou fechada, por três anos consecutivos. Neste ano voltou a ser administrada e os livros estão sendo catalogados novamente, mas este manejo está sendo feito a mão e a escola, não possui um sistema tecnológico. A pessoa responsável pela organização precisa contar com sua memória e atenção para que nenhum exemplar se perca ou estrague.
O laboratório de ciências é compartilhado juntamente com a sala de artes. Possui bastante material de escritório como: papéis, kits alternativos, colas, tesouras, canetas e etc. Não apresenta a condição de laboratório com microscópios, reações e vidrarias, o material de ensino é precário, quase inexistente, precisando ser dividido entre os alunos. Isso dificulta o processo de ensino e aprendizagem, pois os educandos não acabam compreendendo com eficiência o que lhes é ensinado, porque se distraem facilmente.
A escola possui um pulmão de verdade, que no decorrer do tempo, o formal da conservação, passou do prazo de validade. Iniciou-se a putrefação do órgão. Para solucionar o problema de forma imediata, o mesmo foi colocado em um banheiro e acabou sendo interditado, foi tentado contatar empresas para recolher o órgão, mas todos os orçamentos eram muito caros. Acabou ficando no ambiente escolar, sendo o formol uma substância química cancerígena, não podendo ser jogado fora permanecerá na escola até haver uma solução aceitável.
O laboratório de informática possui poucos computadores, todos possuem acesso a internet, no momento de utilização os alunos fazem grupos de três para que todos fiquem na frente do computador e trabalhem juntos. O programa utilizado pela escola nos computadores é o blue-lab (laboratório azul), este é um programa feito pelo MEC nas escolas públicas, estaduais de Porto Alegre.
Quanto aos discentes: Ao conhecer os alunos do 6º ano A e B, percebo discentes que se apropriam do espaço escolar completamente e aproveitam as aulas de ciências com atenção e comprometimento. No ensino fundamental como um todo existe mais respeito e a relação professor-aluno é mais próxima, isto acarreta em estudantes mais comprometidos e interessados no conteúdo.
Expectativas de aprendizagem: Esse cenário é permeado de muitas expectativas, trabalho, metas e objetivos a serem alcançados. Um longo caminho precisa ser percorrido, aprendizagens irão acontecer, escutando, planejando e realizando leituras.


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