Aluna
bolsista PIBID: Millena Melo dos Santos
Professora
supervisora bolsista do PIBID: Marilise Aroni
Reconhecimento
do espaço escolar
Escola Estadual de Ensino Fundamental Rio Grande do Sul
Local
de iniciação a docência: Escola Estadual de Ensino Fundamental Rio Grande do
Sul.
Número
de alunos: 429
Turnos
atendidos: Manhã e tarde sendo, o turno da manhã 6º ao 9º ano e tarde 1º ao 5º
ano.
Quanto ao espaço físico: Prédio velho, pichado, com pouca acessibilidade para cadeirantes, contendo sala de recursos para deficientes. Os alunos ficaram por três anos sem biblioteca os livros voltaram a ser catalogados e emprestados para os discentes neste ano.
Na
entrada principal a rampa de acesso a cadeirantes, possui buracos e está
inclinada em uma posição que necessita de uma pessoa para empurrar a cadeira de
rodas. Caso possua necessidade de um aluno cadeirante utilizar à biblioteca a
possibilidade é nula, pois não existe rampa para o segundo andar.
A
biblioteca pelas novas leis só pode ser utilizada se a escola possuir um
técnico em biblioteconomia ou alguém que apresente ensino superior no mesmo.
Até pouco tempo por estes motivos decorrentes a biblioteca ficou fechada, por
três anos consecutivos. Neste ano voltou a ser administrada e os livros estão
sendo catalogados novamente, mas este manejo está sendo feito a mão e a escola,
não possui um sistema tecnológico. A pessoa responsável pela organização precisa
contar com sua memória e atenção para que nenhum exemplar se perca ou estrague.
O
laboratório de ciências é compartilhado juntamente com a sala de artes. Possui
bastante material de escritório como: papéis, kits alternativos, colas,
tesouras, canetas e etc. Não apresenta a condição de laboratório com
microscópios, reações e vidrarias, o material de ensino é precário, quase
inexistente, precisando ser dividido entre os alunos. Isso dificulta o processo
de ensino e aprendizagem, pois os educandos não acabam compreendendo com
eficiência o que lhes é ensinado, porque se distraem facilmente.
A
escola possui um pulmão de verdade, que no decorrer do tempo, o formal da
conservação, passou do prazo de validade. Iniciou-se a putrefação do órgão.
Para solucionar o problema de forma imediata, o mesmo foi colocado em um
banheiro e acabou sendo interditado, foi tentado contatar empresas para
recolher o órgão, mas todos os orçamentos eram muito caros. Acabou ficando no
ambiente escolar, sendo o formol uma substância química cancerígena, não
podendo ser jogado fora permanecerá na escola até haver uma solução aceitável.
O
laboratório de informática possui poucos computadores, todos possuem acesso a
internet, no momento de utilização os alunos fazem grupos de três para que
todos fiquem na frente do computador e trabalhem juntos. O programa utilizado
pela escola nos computadores é o blue-lab (laboratório azul), este é um
programa feito pelo MEC nas escolas públicas, estaduais de Porto Alegre.
Quanto
aos discentes: Ao conhecer os alunos do 6º ano A e B, percebo discentes que se
apropriam do espaço escolar completamente e aproveitam as aulas de ciências com
atenção e comprometimento. No ensino fundamental como um todo existe mais
respeito e a relação professor-aluno é mais próxima, isto acarreta em
estudantes mais comprometidos e interessados no conteúdo.
Expectativas
de aprendizagem: Esse cenário é permeado de muitas expectativas, trabalho,
metas e objetivos a serem alcançados. Um longo caminho precisa ser percorrido,
aprendizagens irão acontecer, escutando, planejando e realizando leituras.
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