quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Moluscos - Kit Pedagógico


MOLUSCOS KIT, MATERIAIS LABORATÓRIO

TÍTULO: IDENTIFICAR OS TRÊS PRINCIPAIS GRUPOS DE MOLUSCOS.

GRUPOS: BIVALVES, GASTRÓPODES E CEFALÓPODES.

INTEGRANTE DO PIBID, AUTOR DO KIT: Olga da Rosa Pereira (PIBID/2011)

Imagens:


1.Polvos

2.Ostras

3.conchas bivalves

KIT:

-diferentes tipos de conchas;
-figuras de moluscos (ex. polvo e lula);

-6 lupas manuais;

-6 bases de organização de materiais do laboratório;

-lápis preto, lápis de cor, borracha, régua, folhas de ofício, livro didático e demais materiais de uso do cotidiano do aluno;

Metodologia: realização de 2h/a prática a partir das observações dos diferentes grupos de moluscos, os grupos que não têm exemplares é importante que sejam demonstrados através de imagens.

Objetivos:

Objetivos Conceituais:

-identificar os três principais grupos de moluscos;

-explicar as diferenças entre os animais que fazem parte do filo dos moluscos;

-conhecer os critérios para a classificação destes animais;

-questionar sua formação química;

Objetivos procedimentais:

-observar as estruturas exoesqueléticas;

-representar os animais e os processos realizados por eles sob a forma de desenhos e esquemas;

-identificar o uso deste animal pelo homem;

-coletar, organizar e registrar dados de observação;

-elaborar relatórios e tabelas;


Objetivos atitudinais:

-respeitar os seres vivos;

-conhecer e respeitar normas de preservação das espécies e do ambiente;

-interessar-se pelo estudo relacionado aos ciclos de vida dos animais;

-Valorizar as fontes de informação;

-respeitar a opinião dos outros;

-aceitar decisões do grupo.



Procedimentos:

Neste momento serão formados os grupos de quatro componentes, e será distribuído um kit por grupo.
Solicitar aos alunos que ao receberem os exemplares dos moluscos tomem cuidado para não danificarem, pois são de uso coletivo e devem ser mantidos em condições adequadas para que toda a comunidade escolar possa utilizar.

Explicar aos alunos que alguns representantes dos moluscos serão demonstrados através de imagens ( devido ao custo e a sua conservação);

Registro de observações:

1.Caracterização:  permitir que as características externas sejam levantadas pelos alunos, que façam desenhos do que estão observando, que percebam as diferentes formações das conchas.

2.Registro observações: textura/ aspereza; dureza; formação e posição das linhas encontradas; tamanho/forma;  cor; comparações(se todos apresentam exoesqueleto);

3. Sugestões de questões para serem discutidas no grupo:

a) Observe e comente com os colegas do grupo sobre as estruturas (exoesqueletos) que servem de abrigos para os animais.
b) Do que estas estruturas são formadas.

c) Será possível que a composição química das conchas se assemelham aos nossos ossos.

d) Em que ambientes são encontrados. De que maneira movimentam-se.
e) Quais as principais características destes seres.

f) Tipo de alimentação e se fazem parte de nossa cadeia/teia alimentar.

g) Observe as diferenças desses animais e com a ajuda do professor identifique os grupos.

h) Quais os moluscos são utilizados na alimentação humana.

i) As conchas bivalves são utilizadas comercialmente para qual finalidade:

Conclusões: Construir uma tabela com uma coluna para cada grupo de moluscos e especificar sua características.

Integração: Caracterização dos Moluscos

1. Os três principais grupos: bivalves, gastrópodes e cefalópodes.

2. Habitat: terrestres de água doce e marinhos.

3. Importância e função: os moluscos representam uma grande variedade de itens alimentares que denominamos frutos do mar. Ostras, mexilhões e outras variedades de moluscos são consumidos amplamente em diversos pratos típicos regionais.

4. Fazem parte da cadeia alimentar: possuem grande importância nas cadeias alimentares, sendo detritívos, consumidores de micro-organismos e herbívoros(alimentando-se de algas e outras plantas.

5. Identificação:
CLASSES DO FILO MOLLUSCA


CLASSES
GASTROPODA
BIVALVA
CEPHALOPODA
Concha
Externa enrolada em hélice.
Bivalve
Interna ou ausente. O Nautilus é a única espécie que tem concha externa.
Cabeça
Distinta com tentáculos e olhos.
Indistinta
reduzida
Bem desenvolvida, com órgãos dos sentidos complexos.
Em forma de palmilha ventral.
Em forma de cunha.
Dividido em tentáculos.
Rádula
Presente
Ausentes são animais filtradores.
Presentes

6. Vocabulário: Sugerir aos  alunos que organizem uma lista das palavras desconhecidas para  completarem com seus significados.

7. Dissertação: Produção textual sobre a importância dos moluscos para o equilíbrio ambiental e econômico da população.

Curiosidades: Os moluscos fazem longas viagens em cascos de navios por isso as vezes são encontradas espécies em outros habitat onde se reproduzem em grande quantidade por não  terem seus predadores.



Referências:

Ciências, natureza & cotidiano: criatividade, pesquisa, conhecimento, 7º ano/José Trivellato Júnior...{et al}. – Ed. Renovada.-São Paulo: FTD,2009. –(Coleção natureza & cotidiano)

Referenciais Curriculares do Estado do Rio Grande do Sul: Ciências da Natureza e suas Tecnologias/Secretaria de Estado da Educação. – Porto Alegre: SE/DP,2009.

http://pt.scribd.com/doc/14334902/classes-reino-animalia-tabelas

http://pt.wikipedia.org/wiki/Moluscos

Imagens:
wwwartesdepesca.blogspot.com

programamalagueta.com.br

esporte.ig.com.br

sites.google.com

aprendendocomovoinho.blogspot.com

blog.educacaoadventista.org.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário