MOLUSCOS KIT, MATERIAIS LABORATÓRIO
TÍTULO: IDENTIFICAR OS TRÊS PRINCIPAIS GRUPOS DE MOLUSCOS.
GRUPOS: BIVALVES, GASTRÓPODES E CEFALÓPODES.
INTEGRANTE DO PIBID, AUTOR DO KIT: Olga da Rosa Pereira (PIBID/2011)
Imagens:
1.Polvos
2.Ostras
3.conchas bivalves
-diferentes tipos de conchas;
-figuras de moluscos (ex. polvo e lula);-6 lupas manuais;
-6 bases de organização de materiais do laboratório;
-lápis preto, lápis de cor, borracha, régua, folhas de ofício, livro didático e demais materiais de uso do cotidiano do aluno;
Metodologia: realização de 2h/a prática a partir das observações dos diferentes grupos de moluscos, os grupos que não têm exemplares é importante que sejam demonstrados através de imagens.
Objetivos:
Objetivos Conceituais:
-identificar os três principais grupos de moluscos;
-explicar as diferenças entre os animais que fazem parte do filo dos moluscos;
-conhecer os critérios para a classificação destes animais;
-questionar sua formação química;
Objetivos procedimentais:
-observar as estruturas exoesqueléticas;
-representar os animais e os processos realizados por eles sob a forma de desenhos e esquemas;
-identificar o uso deste animal pelo homem;
-coletar, organizar e registrar dados de observação;
-elaborar relatórios e tabelas;
Objetivos atitudinais:
-respeitar os seres vivos;
-conhecer e respeitar normas de preservação das espécies e do ambiente;
-interessar-se pelo estudo relacionado aos ciclos de vida dos animais;
-Valorizar as fontes de informação;
-respeitar a opinião dos outros;
-aceitar decisões do grupo.
Procedimentos:
Neste momento serão formados os grupos de quatro componentes, e será distribuído um kit por grupo.
Solicitar aos alunos que ao receberem os exemplares dos moluscos tomem cuidado para não danificarem, pois são de uso coletivo e devem ser mantidos em condições adequadas para que toda a comunidade escolar possa utilizar.
Explicar aos alunos que alguns representantes dos moluscos serão demonstrados através de imagens ( devido ao custo e a sua conservação);
Registro de observações:
1.Caracterização: permitir que as características externas sejam levantadas pelos alunos, que façam desenhos do que estão observando, que percebam as diferentes formações das conchas.
2.Registro observações: textura/ aspereza; dureza; formação e posição das linhas encontradas; tamanho/forma; cor; comparações(se todos apresentam exoesqueleto);
3. Sugestões de questões para serem discutidas no grupo:
a) Observe e comente com os colegas do grupo sobre as estruturas (exoesqueletos) que servem de abrigos para os animais.
b) Do que estas estruturas são formadas.
c) Será possível que a composição química das conchas se assemelham aos nossos ossos.
d) Em que ambientes são encontrados. De que maneira movimentam-se.
e) Quais as principais características destes seres.
f) Tipo de alimentação e se fazem parte de nossa cadeia/teia alimentar.
g) Observe as diferenças desses animais e com a ajuda do professor identifique os grupos.
h) Quais os moluscos são utilizados na alimentação humana.
i) As conchas bivalves são utilizadas comercialmente para qual finalidade:
Conclusões: Construir uma tabela com uma coluna para cada grupo de moluscos e especificar sua características.
Integração: Caracterização dos Moluscos
1. Os três principais grupos: bivalves, gastrópodes e cefalópodes.
2. Habitat: terrestres de água doce e marinhos.
3. Importância e função: os moluscos representam uma grande variedade de itens alimentares que denominamos frutos do mar. Ostras, mexilhões e outras variedades de moluscos são consumidos amplamente em diversos pratos típicos regionais.
4. Fazem parte da cadeia alimentar: possuem grande importância nas cadeias alimentares, sendo detritívos, consumidores de micro-organismos e herbívoros(alimentando-se de algas e outras plantas.
5. Identificação:
CLASSES DO FILO MOLLUSCA
CLASSES
|
GASTROPODA
|
BIVALVA
|
CEPHALOPODA
|
Concha
|
Externa enrolada em hélice.
|
Bivalve
|
Interna ou ausente. O Nautilus é a única espécie que tem concha externa.
|
Cabeça
|
Distinta com tentáculos e olhos.
|
Indistinta
reduzida
|
Bem desenvolvida, com órgãos dos sentidos complexos.
|
Pé
|
Em forma de palmilha ventral.
|
Em forma de cunha.
|
Dividido em tentáculos.
|
Rádula
|
Presente
|
Ausentes são animais filtradores.
|
Presentes
|
6. Vocabulário: Sugerir aos alunos que organizem uma lista das palavras desconhecidas para completarem com seus significados.
7. Dissertação: Produção textual sobre a importância dos moluscos para o equilíbrio ambiental e econômico da população.
Curiosidades: Os moluscos fazem longas viagens em cascos de navios por isso as vezes são encontradas espécies em outros habitat onde se reproduzem em grande quantidade por não terem seus predadores.
Referências:
Ciências, natureza & cotidiano: criatividade, pesquisa, conhecimento, 7º ano/José Trivellato Júnior...{et al}. – Ed. Renovada.-São Paulo: FTD,2009. –(Coleção natureza & cotidiano)
Referenciais Curriculares do Estado do Rio Grande do Sul: Ciências da Natureza e suas Tecnologias/Secretaria de Estado da Educação. – Porto Alegre: SE/DP,2009.
http://pt.scribd.com/doc/14334902/classes-reino-animalia-tabelas
http://pt.wikipedia.org/wiki/Moluscos
Imagens:
wwwartesdepesca.blogspot.comprogramamalagueta.com.br
esporte.ig.com.br
sites.google.com
aprendendocomovoinho.blogspot.com
blog.educacaoadventista.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário