PLANO DE AULA PRÁTICA – 6o ANO – IDENTIFICAÇÃO DE DIFERENTES TIPOS DE SOLOS
PIBID-CAPES/IFRS-LCN 2012/01
GRACIELA FARIAS BIKOSKI
OBJETIVOS:
- Conhecer e identificar diferentes tipos de solo.
CONTEÚDOS:
- Características de alguns componentes do solo (tamanho dos grãos, coloração, textura e cheiro).
- Permeabilidade do solo.
MATERIAL NECESSÁRIO:
Terra vegetal (húmus), areia, argila, folhas de jornal ou papel, água, cronômetro ou relógio, filtros de papel, garrafas PET incolores cortadas ao meio (utilizar a parte de cima como funil e a parte de baixo como copo), luvas plásticas, um recipiente com água, copos plásticos, de medidas (ml) e lupas.
TEMPO ESTIMADO:
- 1 aula (50 minutos)
ESTRATÉGIAS E RECURSOS DA AULA
PRIMEIRA EXPERIÊNCIA
Observação de amostras de solo com o objetivo de caracterizar o grão de cada tipo de solo.
ü Solicitar que os alunos formem grupos de quatro integrantes ou mais;
ü Distribuir para cada grupo amostra de solos (solo argiloso, húmico e arenoso), luvas, folha de jornal ou papel, lupa, e o roteiro da prática;
ü Peça que vistam as luvas e analisem cada componente das amostras colocando-as sobre a folha de jornal e analisando características como coloração, cheiro, tamanho dos grãos, textura e consistência;
ü Com o auxilio de uma lupa os alunos realizarão as observações;
ü Solicitar que os estudantes façam o registro das amostras observadas no quadro disponibilizado e, anotem as conclusões obtidas.
SEGUNDA EXPERIÊNCIA
Observação dos tipos de solo com o objetivo de testá-los quanto à permeabilidade.
ü Distribuir para cada grupo papel filtro, copos plásticos e de medida, funil e copo (parte de cima da garrafa PET como funil e a parte de baixo como copo), um material para cada tipo de solo, e amostras de solos;
ü Solicitar que os alunos coloquem um papel filtro em cada funil, e colocar os funis nos copos;
ü Colocar cada amostra no respectivo funil;
ü Medir 200 ml de água e colocar em cada funil;
ü Medir a água não retida pelo solo;
ü Solicitar que os alunos anotem as conclusões e os resultados no quadro disponibilizado para cada aluno.
AVALIAÇÃO:
Com base na análise dos registros realizados pelos estudantes (desenhos, anotações e tabelas), observe o entendimento dos conceitos estudados.
REFERÊNCIAS:
Bardy, Lívia Raposo, Conhecendo os tipos de Solo, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1924
Lima, Marcelo Ricardo, EXPERIMENTOTECA DE SOLOS CONSISTÊNCIA DO SOLO disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10160/consistencia_solo.pdf
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – EEEF ERGS
|
ALUNOS MONITORES:
NOME: ______________________________________________________________________ TURMA:____________________DATA:___/___/___
ROTEIRO DA ATIVIDADE PRÁTICA – IDENTIFICAÇÃO DE DIFERENTES TIPOS DE SOLOS
PRIMEIRA EXPERIÊNCIA:
Observação de amostras de solo com o objetivo de caracterizar o grão de cada tipo de solo.
1) Vestir as luvas;
2) Colocar as amostras de solo separadamente sobre um jornal ou papel fazendo a identificação;
3) Com o auxilio de uma lupa, analisar as características de cada amostra como coloração, cheiro, tamanho dos grãos, textura e consistência e registrar no quadro abaixo;
4) Após a realização desta atividade, registrar as conclusões obtidas sobre a primeira experiência no espaço abaixo:
CONCLUSÕES:
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
RESULTADOS:
CARACTERÍSTICAS
|
AMOSTRA DE SOLO
| ||
SOLO ARENOSO
(Areia)
|
SOLO ARGILOSO
(Argila)
|
SOLO HUMÍFERO
(Terra vegetal)
| |
COR
| |||
CHEIRO
| |||
TEXTURA (grão grosso, fino ou muito fino)
| |||
CONSISTÊNCIA
| |||
PERMEABILIDADE (permeável, muito, pouco)
| |||
MILILITROS DE ÁGUA NÃO RETIDA (ml)
|
SEGUNDA EXPERIÊNCIA:
Observação dos tipos de solo com o objetivo de testá-los quanto à permeabilidade.
1) Colocar um papel filtro em cada funil, e colocar os funis nos copos;
2) Colocar cada amostra no respectivo funil;
3) Medir 200 ml de água e colocar em cada funil;
4) Cronometrar 5 minutos e medir a água não retida pela amostra de solo;
5) Anotar os resultados no quadro disponibilizado acima;
6) Após a realização desta atividade, registrar as conclusões obtidas sobre a segunda experiência no espaço abaixo:
CONCLUSÕES:
TABELA PARA UTILIZAR COM PLANO DE AULA DA GRACIELA: (FOI APLICADO!)
6º ANO – DISCIPLINA: CIÊNCIAS – GEOCIÊNCIAS
NOME DOS INTEGRANTES DO GRUPO:
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________.
TURMA: - DATA:
|
CUIDADO NAS AULAS PRÁTICAS:
· UTILIZAR SOMENTE LÁPIS E BORRACHA.
· ESCUTAR AS ORIENTAÇÕES DOS MONITORES.
· NA DÚVIDA CHAME O MONITOR.
· CUIDAR AO MANUSEAR O MATERIAL DA AULA PRÁTICA.
· DEVOLVER TODOS OS MATEIRAIS DA AULA PRÁTICA ORGANIZADAMENTE E LAVAR MÃOS.
|
-------------------------------
|
COR
|
POLIMENTO
|
TEXTURA
|
BRILHO
|
DUREZA (7<)
|
1) GRANITO – A
| |||||
A)
| |||||
2) PEDRA POMES - A
| |||||
A)
| |||||
3) BASALTO - A
| |||||
A)
| |||||
4) CAXAMBU - B
| |||||
B)
| |||||
5) ARENITO - B
| |||||
B)
| |||||
6) MÁRMORE - C
| |||||
C)
| |||||
7) ARDÓSIA - C
| |||||
C)
|
“ESTUDAR É PARTICIPAR DE UMA AVENTURA CIENTÍFICA PARA CONHECER O MUNDO EM QUE VIVEMOS E VOCÊ É UM ESTUDANTE DA CIÊNCIA!”
Nenhum comentário:
Postar um comentário