quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Identificação dos diferentes tipos de solo

PLANO DE AULA PRÁTICA – 6o ANO – IDENTIFICAÇÃO DE DIFERENTES TIPOS DE SOLOS
PIBID-CAPES/IFRS-LCN 2012/01
GRACIELA FARIAS BIKOSKI

OBJETIVOS:
- Conhecer e identificar diferentes tipos de solo.
CONTEÚDOS:
- Características de alguns componentes do solo (tamanho dos grãos, coloração, textura e cheiro).
- Permeabilidade do solo.
MATERIAL NECESSÁRIO:
Terra vegetal (húmus), areia, argila, folhas de jornal ou papel, água, cronômetro ou relógio, filtros de papel, garrafas PET incolores cortadas ao meio (utilizar a parte de cima como funil e a parte de baixo como copo), luvas plásticas, um recipiente com água, copos plásticos, de medidas (ml) e lupas.
TEMPO ESTIMADO:
- 1 aula (50 minutos)
ESTRATÉGIAS E RECURSOS DA AULA
PRIMEIRA EXPERIÊNCIA
Observação de amostras de solo com o objetivo de caracterizar o grão de cada tipo de solo.
ü    Solicitar que os alunos formem grupos de quatro integrantes ou mais;
ü    Distribuir para cada grupo amostra de solos (solo argiloso, húmico e arenoso), luvas, folha de jornal ou papel, lupa, e o roteiro da prática;
ü    Peça que vistam as luvas e analisem cada componente das amostras colocando-as sobre a folha de jornal e analisando características como coloração, cheiro, tamanho dos grãos, textura e consistência;
ü    Com o auxilio de uma lupa os alunos realizarão as observações;
ü    Solicitar que os estudantes façam o registro das amostras observadas no quadro disponibilizado e, anotem as conclusões obtidas.

SEGUNDA EXPERIÊNCIA
Observação dos tipos de solo com o objetivo de testá-los quanto à permeabilidade.
ü    Distribuir para cada grupo papel filtro, copos plásticos e de medida, funil e copo (parte de cima da garrafa PET como funil e a parte de baixo como copo), um material para cada tipo de solo, e amostras de solos;
ü    Solicitar que os alunos coloquem um papel filtro em cada funil, e colocar os funis nos copos;
ü    Colocar cada amostra no respectivo funil;
ü    Medir 200 ml de água e colocar em cada funil;
ü    Medir a água não retida pelo solo;
ü    Solicitar que os alunos anotem as conclusões e os resultados no quadro disponibilizado para cada aluno.

AVALIAÇÃO:
Com base na análise dos registros realizados pelos estudantes (desenhos, anotações e tabelas), observe o entendimento dos conceitos estudados.

REFERÊNCIAS:
Bardy, Lívia Raposo, Conhecendo os tipos de Solo, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1924

Lima, Marcelo Ricardo, EXPERIMENTOTECA DE SOLOS CONSISTÊNCIA DO SOLO disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10160/consistencia_solo.pdf







ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – EEEF ERGS

                                                                  



ALUNOS MONITORES:



NOME: ______________________________________________________________________ TURMA:____________________DATA:___/___/___





ROTEIRO DA ATIVIDADE PRÁTICA – IDENTIFICAÇÃO DE DIFERENTES TIPOS DE SOLOS



PRIMEIRA EXPERIÊNCIA:

Observação de amostras de solo com o objetivo de caracterizar o grão de cada tipo de solo.

1)            Vestir as luvas;

2)            Colocar as amostras de solo separadamente sobre um jornal ou papel fazendo a identificação;

3)            Com o auxilio de uma lupa, analisar as características de cada amostra como coloração, cheiro, tamanho dos grãos, textura e consistência e registrar no quadro abaixo;

4)            Após a realização desta atividade, registrar as conclusões obtidas sobre a primeira experiência no espaço abaixo:



CONCLUSÕES:

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



RESULTADOS:

CARACTERÍSTICAS
AMOSTRA DE SOLO
SOLO ARENOSO
(Areia)
SOLO ARGILOSO
(Argila)
SOLO HUMÍFERO
(Terra vegetal)
COR



CHEIRO



TEXTURA (grão grosso, fino ou muito fino)



CONSISTÊNCIA



PERMEABILIDADE (permeável, muito, pouco)



MILILITROS DE ÁGUA NÃO RETIDA (ml)






SEGUNDA EXPERIÊNCIA:

Observação dos tipos de solo com o objetivo de testá-los quanto à permeabilidade.

1)            Colocar um papel filtro em cada funil, e colocar os funis nos copos;

2)            Colocar cada amostra no respectivo funil;

3)            Medir 200 ml de água e colocar em cada funil;

4)            Cronometrar 5 minutos e medir a água não retida pela amostra de solo;

5)            Anotar os resultados no quadro disponibilizado acima;

6)            Após a realização desta atividade, registrar as conclusões obtidas sobre a segunda experiência no espaço abaixo:



CONCLUSÕES:










TABELA PARA UTILIZAR COM PLANO DE AULA DA GRACIELA: (FOI APLICADO!)

6º ANO – DISCIPLINA: CIÊNCIAS – GEOCIÊNCIAS
NOME DOS INTEGRANTES DO GRUPO:
_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________.
TURMA:                                          - DATA:
CUIDADO NAS AULAS PRÁTICAS:
·         UTILIZAR SOMENTE LÁPIS E BORRACHA.
·         ESCUTAR AS ORIENTAÇÕES DOS MONITORES.
·         NA DÚVIDA CHAME O MONITOR.
·         CUIDAR AO MANUSEAR O MATERIAL DA AULA PRÁTICA.
·         DEVOLVER TODOS OS MATEIRAIS DA AULA PRÁTICA ORGANIZADAMENTE E LAVAR MÃOS.

-------------------------------
COR
POLIMENTO
TEXTURA
BRILHO
DUREZA  (7<)
1) GRANITO – A











A)
2) PEDRA POMES - A










A)
3) BASALTO - A










A)
4) CAXAMBU - B











B)
5) ARENITO - B











B)
6) MÁRMORE - C











C)
7) ARDÓSIA - C











C)

“ESTUDAR É PARTICIPAR DE UMA AVENTURA CIENTÍFICA PARA CONHECER O MUNDO EM QUE VIVEMOS E VOCÊ É UM ESTUDANTE DA CIÊNCIA!”


Nenhum comentário:

Postar um comentário