Título: Jogo Divisão Celular
Autor do Kit: Karla Medeiros da Silva
Autor do Kit: Karla Medeiros da Silva
Lista dos componentes do Kit:
Kit referente à Mitose:
- 1 placa com informações sobre a mitose;
- 4 placas descritivas referentes às fases da mitose;
- 4 placas com fotos referentes às fases descritas.
Kit referente à meiose:
- 1 placa com informações sobre a meiose;
- 8 placas descritivas referentes às fases da meiose;
- 8 placas com fotos referentes às fases descritas.
Kit referente à interfase:
- 1 peça em tecido representando a célula;
- 1 peça em EVA, na cor lilás, representando o núcleo;
- 13 placas com descrições e fotos sobre as organelas e estruturas celulares;
- 13 peças representando as organelas.
Metodologia:
Para essa atividade prática deverão ser disponibilizados até três períodos. Após o desenvolvimento da prática o professor poderá aplicar um questionário onde os alunos podem relacionar a atividade com as questões levantadas, ou também poderá promover um debate com os alunos sobre a importância desses processos para o organismo.
Objetivos:
Sabe-se que no Ensino Médio os alunos apresentam muita dificuldade com relação ao conteúdo referente à divisão celular. Por ser um conteúdo muito abstrato, ele é considerado, muitas vezes, cansativo e difícil pelos alunos. Pensando nisso, a aplicabilidade do kit nos anos finais do Ensino Fundamental permite que, já nesta etapa da escolarização, o estudante tenha contato com o conteúdo. Além disso, o tema surge de maneira mais natural ao ser trabalho através de uma atividade prática.
Objetivos Conceituais:
- Diferenciar cromatina, cromossomo, cromátide, cromossomos-filhos;
- Diferenciar o processo mitótico do meiótico;
- Reconhecer as principais organelas e suas funções envolvidas na interfase;
- Explicar a importância dos processos mitose e meiose para os seres vivos;
- Destacar a importância da variabilidade genética.
Objetivos Atitudinais:
- Trabalhar em equipe através da cooperação e respeito mútuo.
- Desenvolver-se reflexivamente e criticamente a respeito do tema desenvolvido pelo kit e construído conjuntamente com o professor.
-Utilizar-se de argumentos éticos para responderem possíveis questionamentos polêmicos desenvolvidos em sala de aula.
Procedimento:
A turma deverá ser dividas em três grandes grupos. O grupo 1 irá trabalhar com o kit referente à mitose. O grupo 2 irá desenvolver a aula com a parte do kit referente à meiose e o último grupo irá trabalhar com a parte contendo o conteúdo de interfase.
Grupo 1 – Mitose: Primeiramente, a placa maior irá fornecer algumas informações sobre o processo. Os alunos deverão relacionar as fases da mitose com as respectivas imagens (ambas presentes nas placas). As placas se encaixam de maneira a formar um par descrição-imagem. Os estudantes deverão analisar as descrições e encaixar com sua respectiva imagem.
Grupo 2 – Meiose: A placa maior fornece uma breve descrição sobre o processo. Assim como no kit anterior, os alunos deverão relacionar descrição-imagem de modo correto. Por tratar-se de um processo que envolve um número maior de fases é possível que o grupo encontre uma dificuldade maior em relação ao primeiro para relacionar as fases da meiose.
Grupo 3: Esta parte do kit, apresenta uma placa maior onde trás informações sobre a interfase. Nessa parte do kit, há cartas que descrevem algumas organelas existentes nos seres vivos e sua respectiva imagem. A imagem é reproduzida sem a descrição e está fixada na célula (peça em cor amarela). Através da leitura e interpretação das placas, o aluno deverá deixar na célula somente as organelas e estruturas que são fundamentais para que a interfase ocorra.
No final da atividade prática, o professor poderá aplicar um questionário com pergunta que ficarão ao seu critério e poderão ser preparadas de acordo com o perfil da turma ou poderá promover um debate em sala de aula sobre o assunto.
Sugestões de temas para o debate:
- Células tronco;
- Banco de células;
- Diversidade/Variabilidade Genética;
- Mutação;
- Diferença entre reprodução assexuada (regeneração, cicatrização, brotamento...) e sexuada.
Conclusões:
O kit não pôde ser aplicado devido o término do kit coincidir com o final do período letivo. Pretende-se aplicar o kit com a sétima e oitava série (atual oitavo e nono ano) no primeiro semestre de 2013.
Integração (material de apoio do professor):
Interfase: Na interfase é possível identificar o núcleo, a carioteca, o nucléolo, a cromatina e o centro celular, com um par de centríolos. Durante a interfase, a célula encontra-se em sua maior atividade metabólica, mas não apresenta atividade relacionada à divisão celular. O citoplasma e o núcleo interfásico estão em repouso em relação aos processos de divisão celular. É nessa fase que os cromossomos se duplicam; esta duplicação significa que a célula vai entrar em divisão.
Mitose: é um processo importante no crescimento dos organismos multicelulares e nos processos de regeneração de tecidos do corpo, pois ocorre nas células somáticas. Nos unicelulares, é o tipo de divisão que ocorre quando há reprodução assexuada por bipartição (cissiparidade ou divisão binária). As duas células-filhas têm o mesmo número de cromossomos da célula-mãe (ambas diploides).
Meiose: É a divisão celular que ocorre na formação dos gametas, reduzindo o número de cromossomos à metade. Assim, a célula-mãe diploide gera células-filhas haploides. A meiose ocorre por duas divisões celulares sucessivas, dando origem a quatro células. Essas divisões são reunidas em duas etapas, denominadas primeira divisão meiótica e segunda divisão meiótica ou meiose I e meiose II, respectivamente. A meiose I é reducional (reduz o número de cromossomos à metade) e a meiose II é equacional ( o número de cromossomos das células que se dividem mantém-se o mesmo nas células que se formam).
Referências:
FAGUNDES, Suzana. Experimentação nas aulas de Ciências: um meio para a formação da autonomia? In: GALIAZZI, Maria do Carmo. Construção Curricular em rede na Educação em Ciências: uma aposta de pesquisa na sala de aula. Ijuí: Ed. Ijuí, 2007. p. 317-335.
KREUZER, Helen; MASSEY, Adrianne. Engenharia Genética e Biotecnologia. Porto Alegre: Artmed, 2002.
MORAES, Roque. É possível ser construtivista no ensino de ciências? In Moraes, Roque. Construtivismo e ensino de ciências: reflexões epistemológicas e metodológicas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008. p. 103-129.
OLIVEIRA, Silmara de. Concepções alternativas e ensino de biologia: como utilizar estratégias diferenciadas na formação inicial de licenciados. Curitiba: 2005.
REBELLO, L. H .S. Concepções de célula viva entre alunos do primeiro grau. In: Coletânea do VI Encontro “Perspectivas do ensino de Biologia”. Campinas: UNICAMP, 2000. pp. 109-111.
SELBACH, Simone. Ciências e didática. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
Disponível em <http://pt.scribd.com/doc/80270301/atividade-divisao-celular>. Acesso em 15 set, 2012.
Disponível em <http://labcienciasescolabeni.blogspot.com.br/2012/01/aula-pratica-sobre-divisao-celular.htm>l. Acesso em 21 out, 2012.
Disponível em <http://www.apuizidorolceravolo.seed.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=22>. Acesso em 30 out, 2012
Disponível em <http://www.slideshare.net/kamosdiniz/pdf-de-nucleo-e-diviso-celular#btnNext>. Acesso em 05 nov, 2012
Disponível em <http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/celulas-divisao-celular-623306.shtml>. Acesso em 12 nov, 2012
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