domingo, 29 de janeiro de 2012

Reuniões: novembro e dezembro

RELATÓRIO DOS BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID – CAPES/IFRS Novembro – Iniciamos a tabulação das informações da pesquisa sobre as percepções dos alunos. Analisamos as expectativas e dificuldades referentes ao estudo de ciências. Notamos que os alunos percebem informações sobre ciências nos programas de TV, um dos citados foi o Globo Ciências e os temas que mais chamam atenção são aquecimento global, poluição, ecologia e reciclagem. Também o que é muito destacado pela mídia, por exemplo: explosão da usina nuclear no Japão, Toddynho contaminado e descoberta de fósseis. Os alunos que demonstraram expectativas relacionadas ao estudo de ciências mencionam o futuro profissional. Estamos construindo atividades pedagógicas referentes aos temas: bioquímica e tabela periódica que serão apresentadas individualmente na UAI e os recursos didáticos utilizados serão remodelados e adequados ao ensino de ciências nas séries finais do ensino fundamental. Nosso interesse em propor as atividades que estamos desenvolvendo em nossa componente segue as orientações das professoras, para atender as dificuldades encontradas pela professora citadas na entrevista e a dificuldade de compreensão por parte dos alunos. A partir das informações que obtivemos através das percepções dos alunos sobre tabela periódica, sistema nervoso e endócrino. E elaboramos propostas com os recursos: apresentação oral, jogos, utilização de livro didático e paradidático. Uma proposta é a construção de uma tabela periódica com os alunos da 8ª série (9º ano) mediada pela professora e pelos alunos do PIBID. Utilizaremos textos do cotidiano dos alunos para que percebam o quanto a química está presente em suas vidas. Nas atividades sobre vidrarias e segurança em laboratório percebemos o quanto os alunos são curiosos e participativos fazendo associações referentes a utilização dos materiais; também demonstraram interesse em mais aulas práticas. Nosso desafio no dia 30/11 foi a participação na Mostra de Trabalhos. Pela manhã os alunos apresentaram seus trabalhos desenvolvidos em ciências e nas outras disciplinas. A apresentação realizou-se para a comunidade escolar e foram observados por professores e pelos alunos do projeto PIBID, seguindo critérios pré-estabelecidos pelos professores da escola. Esta atitude não visava julgar ou classificar os trabalhos apresentados, mas verificar o que pode ser modificado para a próxima mostra. No turno da tarde também houve apresentação de algumas práticas para os alunos das séries iniciais, pelo licenciando Rudá. Todos os alunos que apresentaram seus trabalhos receberam medalhas e atestados de participação. Dezembro - Ficamos mais integrados com os alunos, professores e direção após a participação na mostra de trabalhos. Interagimos com os alunos apresentando seus experimentos e o relato de suas percepções sobre as atividades. Outro ponto é o caráter interdisciplinar de uma mostra sobre ciências, por que ao fazer as demonstrações os alunos recorrem às artes, ao português, a história, aos conhecimentos matemáticos e desenvolvem a comunicação escrita e oral. Observamos que a escola tem bom espaço físico para serem realizadas atividades fora do ambiente sala de aula, mas falta adequação, organização do ambiente para que fique mais agradável. Neste final de semestre estamos percebendo o quanto nossas ações através deste projeto tem nos favorecido em nossa aprendizagem acadêmica. Quando estamos planejando uma atividade, procuramos articular com o que está sendo proposto nas reuniões com a professora orientadora. Estamos dando mais significado aos conteúdos científicos, as teorias pedagógicas e as propostas dos PCNs. Entendemos que através destas compreensões estamos desenvolvendo processos reflexivos fundamentais para qualificar a aprendizagem. Para o próximo semestre receberemos os planos de curso que servirão para facilitar a organização das atividades a serem desenvolvidas com os alunos. Estamos assumindo o compromisso de nos preparar através de recursos oferecidos pela professora que são livros didáticos e paradidáticos, DVDs do MEC, documentários e filmes. Através do estudo destes materiais elaboraremos jogos para o ensino médio e fundamental. Observaremos questões referentes à teoria/conteúdos, contexto histórico e o tempo dos filmes. Na análise dos livros buscaremos destacar experimentos possíveis com as vidrarias e outros materiais de fácil aquisição e que possam ser desenvolvidos em sala de aula, visto que ainda não temos laboratório. Também pretendemos propor atividades práticas que favoreçam os alunos fazerem contextualizações e que valorizem a sua atuação/participação.

Um comentário:

PIBID & Escola ERGS disse...

Olga: as colocações estão claras, diretas e pertinentes ao propostao para o 2º semestre 2011 , primeiro semestre de atividades PIBID/ EEEF E Rio Grande do Sul. Postei os planos de aula do ano de 2011 que devem ser revistos em reunião de formação pedagógica dos professores da escola antes do início do ano letivo de 2012.

Postar um comentário